Home 9 comissões e gts 9 IAB promove Mês das Infâncias e divulga programação de eventos em março

IAB promove Mês das Infâncias e divulga programação de eventos em março

O Instituto de Arquitetos do Brasil lança programação especial para o Mês das Infâncias do IAB. O objetivo é simbolizar a união das diversas datas que celebram e reafirmam os direitos das crianças.

O IAB realizará eventos comemorativos em oito estados até o fim de março. Uma das atividades é a ação coordenada de lançamento das produções sobre a Primeira Infância brasileira, publicadas recentemente pelo IAB, em 2021. Até agora, 10 cidades integram ações no Mês das Infâncias do IAB: Maceió (AL), São Luís (MA), Campo Grande (MS), João Pessoa e Campina Grande (PB), Boa Vista (RR), Blumenau e Brusque (SC), Aracaju (SE) e São Paulo (SP). A programação completa, com detalhes sobre os eventos em cada estado, será divulgada em breve nas redes sociais do IAB.

Entre as publicações que serão lançadas, uma delas é um conjunto de Guias para o desenvolvimento de Bairros Amigáveis à Primeira Infância, chamado de “Guias BAPI“, e a segunda é um Caderno de Ferramentas com orientações para a implantação de soluções urbanas voltadas para a Primeira Infância em todo território nacional, chamado de “O jogo como ferramenta. Boas práticas para a Primeira Infância Brasileira“. O material será distribuído durante os eventos, mas as pessoas interessadas podem acessar a biblioteca da plataforma arbo.org.br para informações adicionais e fazer o download de todo o material na versão digital.

Precedentes e breve cronologia sobre as comemorações

Alguns dados a respeito das primeiras celebrações alusivas aos direitos das crianças remontam ao início do século XX. O Dia Internacional da Criança é comemorado em vários países no dia 1o de junho, data proclamada durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança. O evento foi realizado na Suíça, no começo da década 1920, ocasião em que foi publicada a Declaração de Genebra sobre os Direitos da Criança.

O texto da Declaração de Genebra foi adotado em 1924 pela extinta Liga das Nações, que mais tarde, em 20 de novembro de 1959, agora como Organização das Nações Unidas (ONU), ratificou o conteúdo original promulgando, assim, a Declaração Universal dos Direitos da Criança. No entanto, em 1954, a ONU já havia instituído o Dia Mundial da Criança, com o objetivo de “promover a união internacional e melhorar o bem-estar das crianças de todo o mundo”.

No Brasil, o Dia da Criança entrou no calendário a partir de novembro de 1924, com o Decreto No 4.867, que estabeleceu o dia 12 de outubro como data oficial no país. Em que pese o ano de 1940 ter visto surgir novo decreto, instituindo o dia 25 de março como o Dia da Criança, entre 1950 e 1960, algumas empresas brasileiras do setor de comércio de brinquedos trouxeram novamente o dia 12 de outubro ao calendário nacional, data que se consolida até hoje.

Mais além, e de acordo com o Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com dados do Governo Federal, o Brasil reconhece o dia 24 de agosto como o Dia da Infância. Algumas consultas também levam ao entendimento de que a UNICEF teria estabelecido o dia 21 de março como o Dia Mundial da Infância.

Vários países adotam os dias estabelecidos pela ONU, o que não exclui a criação de ocasiões específicas, instituídas por parte de algumas nações, como é o caso do Brasil. Em todo o mundo, são muitas as iniciativas que promovem a celebração dos direitos das crianças e, por isso, não se constata uniformidade nas datas. Contudo, é possível afirmar que os objetivos são similares, pois convergem para conscientizar a sociedade, especialmente pais, mães, cuidadores, governantes e empresários da importância de garantir uma boa nutrição, saúde, cuidado e afeto, formação social, educacional e de direitos para as crianças.

O IAB e suas iniciativas para as infâncias brasileiras

Desde 2018, o Instituto de Arquitetos do Brasil possui o Grupo de Trabalho Arquitetura, Infâncias e Juventudes, reunindo profissionais de diversas áreas, coletivos e centros de pesquisa em torno desta agenda. O IAB possui representação no Programa Arquitetura e Infância da União Internacional dos Arquitetos ao lado de representações de nações de todos os continentes.

No início do ano de 2020, a Direção Nacional do IAB firmou uma importante parceria com a Fundação Bernard van Leer (FBvL). O projeto IAB/Urban95 é um trabalho colaborativo realizado por meio de cooperação técnica entre o IAB e a FBvL. A parceria tem por objetivo desenvolver, implementar e ampliar soluções inovadoras e sustentáveis ​​de mobilidade e espaço público, com foco no desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos através da incorporação do conceito de primeira infância nas estratégias de planejamento urbano e na construção de edificações implementadas pela cidade.

Nos últimos meses, entre as diversas ações executadas, o IAB coordenou a produção de duas publicações nacionais no âmbito da Primeira Infância, material que será objeto dos eventos de lançamento no Mês das Infâncias do IAB.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

IAB/AL

Maceió

Pablo Fernandes

A proposta do IAB/AL consiste em dois momentos. Num primeiro momento, no dia internacional da infância, 21/03, o IAB/AL, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maceió, promoverá uma oficina para aplicar a publicação relativa ao jogo em uma turma do ensino infantil da escola Municipal Nosso Lar. Num segundo momento, no auditório da escola, o IAB/AL irá promover o lançamento das publicações. A ideia é promover uma mesa aberta de discussão do tema, apresentando os resultados obtidos na oficina, convocando o Secretário de Educação do município, o Secretário Adjunto do Planejamento Urbano do município, representantes das faculdades de Arquitetura e Urbanismo do estado e a sociedade em geral. Na oportunidade, será oferecido um coffee break acompanhado de um som ambiente com violino para os participantes. 21/03 – Manhã

Oficina

Escola Municipal Nosso Lar

Evento presencial

25/03 – 17h

Mesa de lançamento

Escola Municipal Nosso Lar

IAB/MA

São Luís

Carla Veras

Oficina com 05 estações, onde serão disponibilizadas folhas de papéis grandes, tamanho A0, as crianças (de 05 a 12 anos, divididas em grupos de 08) vão desenhar a base das cidades conforme suas percepções, com ruas e elementos estruturais que elas identificarem. será montada uma área de brincadeiras, 05 áreas, tipo circuito, em que todas se referem à cidade. Cada criança usará uma pulseira do IAB-MA, um crachá com nome e equipe e receberá um kit de lanche para fazer um piquenique, após as atividades. 26/03 – 15h às 19h

Oficina

Sede do Instituto Abraçar

Evento presencial

IAB/MS

Campo Grande

Adriana Tannus

Realização de evento presencial com a entrega dos livros. 29/03 – 17h30

Mesa de lançamento

Plataforma Cultural

Evento presencial

IAB/PB

João Pessoa

Campina Grande

Aída Pontes

Audiências públicas na Assembléia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa, e na Câmara de Vereadores de Campina Grande. 22/03 – 14h

Audiência pública

João Pessoa

Assembléia Legislativa da PB

Evento híbrido

21/03 horário a definir

Audiência pública

Campina Grande

Câmara Municipal de CG

Evento híbrido

IAB/RR

Boa Vista

Graciete Costa

A apresentação e lançamento do projeto serão realizados no Teatro Municipal de Boa Vista. O material será distribuído para as instituições que participarem do evento. No dia 27/03, domingo, às 16h, haverá uma área de Selvinha Amazônica, no Parque do Rio Branco. O Parque do Rio Branco abriga a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, com 6.984m2 é composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas dos bichinhos da Amazônia. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. A área do IAB será montada para brincadeiras, as mais diversas. Serão convidadas 50 crianças da Comunidade Indígena da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. 22/03 ter  09h

Mesa de lançamento

Teatro Municipal

Evento presencial

27/03 dom 16h

Oficina

Parque do Rio Branco

Evento presencial

IAB/SC

Blumenau

Brusque

Ângelo Arruda

Leandro Ludwig

Anderson Buss

Marco Kohler 

O evento  irá ocorrer em Blumenau. Será transmitido e promovido pelo IAB/SC e pelo Núcleo Blumenau. A transmissão online será pelo canal do IAB/SC na plataforma Youtube. Está estruturado para ocorrer em dois momentos: 1) primeiro será realizada uma palestra da Arq. Amanda Tiedt (que tem experiência comprovada na temática); 2) será formada uma mesa constituída por representantes do lAB Blumenau  e IAB/SC, além da Arq. Amanda, para discutir e apresentar as publicações IAB/URBAN95. 

Em Brusque o evento irá ocorrer dia 9 de abril (sábado) das  9:00 às 13:00 horas  na  praça Barão de Schneéburg, Centro. Brusque/SC.  O evento será em local onde o IAB Brusque realiza ações e todas as crianças e adultos convidados, e também os arquitetos e urbanistas e profissionais da área técnica que desenham e querem uma cidade melhor. 

30/03 – 19h

Mesa de lançamento

Blumenau

Galpão do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB

09/04 sáb 09h

Praça Barão de Schneéburg,

Brusque 

IAB/SE

Aracaju

Renata Sachs

Evento dividido em duas etapas. A primeira etapa está voltada para o desenvolvimento de atividades lúdicas com aproximadamente 15 (quinze) crianças para que apresentem suas demandas para a cidade, o que desejam, o que mais gostam, permitindo à elas a criação de um “manifesto” à cidade mais amiga da criança. A segunda etapa é a solenidade de lançamento, com a presença dos responsáveis pelas crianças, além de gestores da Prefeitura Municipal de Aracaju. 28/03 – 14h às 17h

Oficina

Mesa de lançamento

Espaço Criar

Evento presencial

IAB/SP

São Paulo

Pedro Rossi

Atividade na Praça Rotary

Mais ações a confirmar

26/03 – 10h às 16h

Oficina

Praça Rotary (Vila Buarque)

Evento presencial