Home 9 congressos e bienais 9 27 º Congresso Mundial de Arquitetos – Rio de Janeiro
Home 9 congressos e bienais 9 27 º Congresso Mundial de Arquitetos – Rio de Janeiro

UIA 2021 Rio

O maior evento mundial da arquitetura e do urbanismo

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorre pela primeira vez no Brasil.

Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em área afins. Um evento que debate o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo reunidos para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida e para um mundo mais justo e sustentável.

Arquitetos de todos os continentes, dos mais consagrados aos novos talentos expoentes, pensadores do ambiente urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos sociais, empresas de tecnologia e inovação, instituições acadêmicas e multilaterais, autoridades políticas, todos estão convidados a cotejar experiências relacionadas à construção do espaço da vida social.

A crise enfrentada atualmente no mundo todo evidenciou a interdependência entre economia, política, sociedade, ambiente e cidade. Interdependência que foi, premonitoriamente, indicada no tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Mais do que nunca, temos a compreensão de que vivemos a mesma era e compartilhamos o mesmo planeta.

É possível que emane desse contexto a Cidade 21, atenta ao ambiente, ao clima, aos bons espaços, à redução das desigualdades intraurbanas, tendo o cidadão como foco.

Escolhido para sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Rio de Janeiro conquistou o título inédito de Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela UNESCO e pela UIA.

A cidade reúne ícones arquitetônicos de cinco séculos – como o Palácio Capanema e o Museu de Arte Moderna.

Além do patrimônio arquitetônico inserido em uma geografia esplendorosa, o Rio de Janeiro é também uma cidade de contrastes desafiadores e notável diversidade. Um laboratório aberto, vivo, para estudos globais sobre os desafios das metrópoles.

TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21

Acesse a página do congresso: https://www.uia2021rio.archi/