21,22 e 23 outubro de 2024 – Florianópolis
Lançar mundos no mundo: processos de construção social
O que é o evento?
O Congresso Brasileiro visa fortalecer o caráter do ofício que age no presente por meio do lançar “mundos no mundo” – verso de Caetano em Livros, recentemente resgatado pela análise do crítico Guilherme Wisnik. Tomado em sentido forte, este projetar reaproxima a construção de espaços e a de novos horizontes de sociedade.
As próximas gerações precisam vislumbrar sua atuação junto dos povos e territórios onde hoje a arquitetura e urbanismo não chegam. As estratégias de projeto e de planejamento, as técnicas e os sistemas construtivos serão inovadores se derem respostas às necessidades reais e urgentes, ambientais, econômicas e culturais. A formação em arquitetura e urbanismo, se refundada sob novas bases, terão um importante papel na construção social de um projeto de país. Já temos experiências nesse sentido, devemos mapeá-las e fortalecê-las.
É preciso repensar a relação cidade-natureza. Há décadas técnicos e cientistas alertam que os eventos de emergência climática não são meramente naturais, mas uma sobreposição de fatores ligados a um modelo predatório de produção e consumo. Acontecimentos recentes poderiam ter sido minimizados, alguns evitados, se órgãos de planejamento estivessem estruturados, se Estado e sociedade estivessem noutro rumo. As populações urbanas por sua vez arcam com grande parte dos ônus deste paradigma.
Palestrantes
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Nome do palestrante
Palestrantes
Em breve…
Submissão de trabalhos
Comissões
Adquira seus ingressos