direção nacional

Odilo Almeida

Odilo Almeida

Presidente

Renata Dantas Rosário Sachs

Renata Dantas Rosário Sachs

Vice-Presidente

 Izabela Moreira Lima

Izabela Moreira Lima

Secretária Geral

Pedro Freire de Oliveira Rossi

Pedro Freire de Oliveira Rossi

Diretor Cultural

Antônio Custódio dos Santos Neto

Antônio Custódio dos Santos Neto

Diretor Administrativo e Financeiro

Raquel Furtado Schenkman Contier

Raquel Furtado Schenkman Contier

Vice-Presidente de Relações Institucionais

Raquel de Araújo Freire

Raquel de Araújo Freire

Vice-Presidente de Ações Afirmativas

Olinda Beatriz Trevisol Meneghini

Olinda Beatriz Trevisol Meneghini

Vice-Presidente Região Centro-Oeste

Roberto Agustín Ghione

Roberto Agustín Ghione

Vice-Presidente Região Nordeste

Marcos Paulo Cereto

Marcos Paulo Cereto

Vice-Presidente Região Norte

Marcela Marques Abla

Marcela Marques Abla

Vice-Presidente Região Sudeste

Natan Franciel Arend

Natan Franciel Arend

Vice-Presidente Região Sul

Q

Odilo Almeida

Presidente

Odilo Almeida é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, foi presidente do IAB/CE, vice-presidente nacional do IAB (Nordeste) e presidente do CAU/CE. Também é membro da Direção do IAB-CE.
 
Q

Pedro Freire de Oliveira Rossi

Diretor cultural

Pedro Rossi é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2007), Especialização em Design de Interiores pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP (2012) e Mestrado em Teoria e História da Arquitetura pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, da Universidade Politécnica da Catalunha, UPC/ETSAB (2009).

Atualmente, é docente e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNIESP, onde criou e coordenou a Pós Graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros (Pós DAEE).

Como arquiteto e urbanista, trabalhou na elaboração de projetos de requalificação urbana de centros históricos e de equipamentos públicos frente à Divisão Técnica do Espaço Público da Área Metropolitana de Barcelona, AMB (2008-2010).

Atuou como pesquisador na área do Patrimônio Cultural e foi Coordenador Adjunto da Comissão Permanente para o Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, IPHAEP, no qual, entre outras funções, elaborou planos de preservação e conservação.

Desde 2014 é membro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Na Paraíba, foi Secretário Geral do IAB/PB durante a gestão 2014-2016 e presidiu o departamento estadual durante o triênio 2017-2019. Atualmente é Conselheiro Superior do IAB.

Q

Raquel de Araújo Freire

Vice-presidente de ações afirmativas

 

Q

Marcos Paulo Cereto

Vice-presidente Região Norte

Marcos Cereto é arquiteto [UFRGS, 1999] e professor da UFAM, desde 2013. O doutorado sobre a obra de Severiano Porto [PROPAR/UFRGS, 2020] potencializou conexões nacionais e internacionais e a criação do NAMA (2016) – Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia. O coletivo reúne artistas, arquitetos e pesquisadores interessados na modernidade na Amazônia Legal. Cereto é o organizador e curador das exposições: XAMA – Arquitetura contemporânea na Amazônia (2018-2019) e L’ Amazonie en Construction: l’ architectures des fleuves volants (2019) em Paris; e curador em Resilient Amazon Architecture (2021) no Seoul Biennale of Architecture and Urbanism e Arte na Floresta no MUSA (2021) e Líder do Grupo de Pesquisa CNPq AMA – Arquitetura Moderna na Amazônia.

Q

Renata Dantas Rosário Sachs

Vice-Presidente

Renata Dantas Rosário Sanchs é Arquiteta e Urbanista, formada pela UNIT – Universidade Tiradentes, com intercâmbio de 06 meses na Universidad de Valladolid, Espanha, pós graduada em Master em Arquitetura e em Engenharia de Tráfego e pós graduanda em Arquitetura de Interiores e Paisagismo. Ganhadora do Prêmio Accésit no Concurso Internacional de Ideias SB10mad. “Ciudad Sostenible: la rehabilitación como herramienta”, em 2010, Madrid, Espanha. Experiência em elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, como loteamentos, condomínios e edificações, relatórios de impacto de vizinhança – RIV, estudo de impacto ambiental e relatório de impacto de meio ambiente – EIA-RIMA, código de urbanismo e administração de empresa. Participação na elaboração do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social – PMHIS, do município da Barra dos Coqueiros, Sergipe. Realização de diversos cursos de aprimoramento.

Q

Antônio Custódio dos Santos Neto

Diretor administrativo e financeiro

 

Q

Olinda Beatriz Trevisol Meneghini

Vice-presidente Região Centro Oeste

Arquiteta e Urbanista formada pela UNIDERP, Pós graduada em Designer de interiores pela UNIDERP), MBA em Arquitetura Hospitalar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretora do escritório “Bia Meneghini arquitetura e interiores”, Conselheira titular do CAU/MS gestão (2021 – 2023), Diretora cultural do IAB/MS (2021 – 2023), Coordenadora do Grupo Urban Sketchers Campo Grande MS e Membro da Comissão de Equidade de gêneros CAU/MS. Mestranda em Desenvolvimento Local pela UCDB.

Q

Marcela Marques Abla

Vice-presidente Região Sudeste

Arquiteta e Urbanista, PUC-Rio (2007). É Co Presidente do IAB-RJ. Coordenadora
de Urbanismo da Subsecretaria Executiva de Estado das Cidades.Membro Colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ, 2017). Mestre pelo Máster Laboratório de la Vivienda del Siglo XXI pelo Máster Arquitectura y Sostenibilidad: Herramientas de Diseño y Técnicas de Control Medio Ambiental (ETSAB /UPC, 2011 y 2009). Conselheira do CAU-RJ (2015-2018), Assessora Especial na Prefeitura do Rio na Subsecretaria de Habitação (2018), colaborou na Secretaria de Urbanismo (2019-2020) no acompanhamento e revisão do PD do Rio, na equipe da Gerência de Macroplanejamento. Integrante de equipe vencedora do Concurso Morar Carioca (2010).

Q

Izabela Moreira Lima

Secretária geral

Em atualização…

Q

Raquel Furtado Schenkman Contier

Vice-presidente de relações institucionais

Mestre e graduada pela FAUUSP, é docente do Departamento de Arte da PUC-SP e também servidora da Prefeitura de São Paulo desde 2012 no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura, tendo assumido em 2019 a direção do Departamento e em 2020 a presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) até outubro de 2020. Elaborou e implantou o Inventário Memória Paulistana, possibilitando a instalação de placas de memória na cidade de São Paulo, e recebeu pelo DPH o Prêmio do Centenário do IAB pelo Inventário Memória Paulistana e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Valorização do Patrimônio Arquitetônico pela Jornada do Patrimônio de 2019. Atualmente é também conselheira eleita do CAU/SP na gestão 2021-2023.

Q

Roberto Agustín Ghione

Vice-presidente Região Nordeste

 

Q

Natan Arend

Vice-presidente Região Sul

Arquiteto e Urbanista graduado pe