Home 9 iab 9 direção nacional

direção nacional

Maria Elisa Baptista

Maria Elisa Baptista

Presidente

Rafael Pavan Dos Passos

Rafael Pavan Dos Passos

Vice-Presidente

Cláudio Listher Marques Bahia

Cláudio Listher Marques Bahia

Secretário Geral

Luiz Eduardo Sarmento Araujo

Luiz Eduardo Sarmento Araujo

Diretor Cultural

Rosilene Guedes Souza

Rosilene Guedes Souza

Diretora Administrativa e Financeira

Fernando Túlio Salva Rocha Franco

Fernando Túlio Salva Rocha Franco

Vice-Presidente de Relações Institucionais

Luiza Rego Dias Coelho

Luiza Rego Dias Coelho

Vice-Presidente de Ações Afirmativas

Laís Petra Lobato Martins

Laís Petra Lobato Martins

Vice-Presidente Região Centro-Oeste

Carla de Azevedo Veras

Carla de Azevedo Veras

Vice-Presidente Região Nordeste

Marcelo de Borborema Correia

Marcelo de Borborema Correia

Vice-Presidente Região Norte

Marcela Marques Abla

Marcela Marques Abla

Vice-Presidente Região Sudeste

Tânia Nunes Galvão Verri

Tânia Nunes Galvão Verri

Vice-Presidente Região Sul

Q

Maria Elisa Baptista

Presidente

Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Urbanismo pela UFRJ e Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, conselheira e membro da Comissão de Educação do IAB. Foi presidente do IAB-MG nas gestões 1992-93 e 1994-95 e representou o Instituto nos Conselhos municipais de Política Urbana e do Patrimônio Cultural. Foi sócia-diretora do escritório Baptista e Schmidt Arquitetura e Urbanismo, e manteve escritório próprio por 30 anos. Atuou nos projetos para o programa de crédito solidário e no programa de arquitetura e engenharia públicas do Escritório de Integração da PUC Minas, foi coordenadora de curso e chefe do Departamento.

Q

Luiz Eduardo Sarmento Araujo

Diretor cultural

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade de Brasília, especialista em Reabilitação Urbana e Arquitetônica pela mesma instituição (2017) e pós em Marketing e Comunicação Integrada pelo Uniceub (2020). Foi Diretor Cultural do IAB DF e atualmente é Conselheiro Superior do IAB. Atuou na implementação do programa de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Arquitetura e Urbanismo e na plataforma de concursos públicos de projetos para áreas de interesse social da CODHAB-DF. Foi assessor do Deputado Distrital Fábio Felix (2019), onde atuou em temas relacionados às políticas urbanas. É um dos organizadores do livro ATUAIS: anotações sobre o processo de imersão da equipe técnica da CODHAB nas periferias do Distrito Federal, publicado em 2019. De 2018 a 2020 foi membro da Comissão de ATHIS do CAU DF, como arquiteto convidado. Tem trabalhos publicados nas áreas de cenografia, design gráfico, habitação social e patrimônio. É servidor concursado do IPHAN desde 2019.

Q

Luiza Rego Dias Coelho

Vice-presidente de ações afirmativas

Arquiteta e urbanista pela UnB. É Conselheira Superior do IAB-DF, onde é Coordenadora da Comissão de Equidade De Gênero e Raça e apoio da Comissão Administrativa e Financeira. Na direção nacional do instituto é co-coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero – Rosa Kliass. Co-fundadora da Coletiva Arquitetas (in)Visíveis (2014), integrante da equipe editorial da Revista Arquitetas Invisíveis desde 2015. Mestranda em Teoria, História e Critica de Arquitetura pela UnB, é pesquisadora no Observatório Amar.é.linha de feminista em arquitetura e urbanismo, focada na Cartografia da COVID-19 e a mulher no DF. Cursou um ano de arquitetura no Instituto de Tecnologia de Illinois em Chicago, EUA, pelo programa Ciências sem Fronteiras. Atua como arquiteta autônoma em projetos de interiores e grandes eventos.

Q

Marcelo de Borborema Correia

Vice-presidente Região Norte

Arquiteto e urbanista graduado na Universidade do Porto em Portugal, com diploma revalidado pela UFRGS, especialista pela Escola da Cidade no primeiro ano do curso Civilização América: Geografia, História e Cidades. Tem experiência de trabalho no Brasil e em Portugal. Foi professor assistente na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da CEULM (ULBRA) em Manaus. Conselheiro Federal suplente pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas. É atual presidente do Departamento do Amazonas – Instituto de Arquitetos do Brasil e Vice-Presidente Região Norte da Direção Nacional do IAB.

Q

Rafael Pavan Dos Passos

Vice-Presidente

Arquiteto e Urbanista pela UFRGS, 2007. Atuou em planos e projetos urbanos, no desenvolvimento de programas e projetos de habitação de interesse social, patrimônio cultural, arquitetura de edificações. Compôs a equipe do Centro de Estudos e Projetos do Ambiente no Brasil, do escritório Jacovas Arquitetos Associados, e hoje atua no escritório Mãos Arquitetura Terra e Território. Mestrando em Planejamento Urbano e Regional PROPUR/UFRGS. Tem formação em Direito Urbanístico. Foi Vice-Diretor Geral da FENEA. Foi membro titular do Conselho Nacional de Política Cultural do MinC, e é Conselheiro Estadual de Cultura do RS. Presidente do IAB RS 2017/2019 e 2020/22. Por sua atuação na realização do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (Porto Alegre, 2019) recebeu o Prêmio Arquiteto do Ano do IAB RJ 2019.

Q

Rosilene Guedes Souza

Diretora administrativa e financeira

É arquiteta e urbanista, Ex-Presidente do IAB-MG , Servidora Pública aposentada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde trabalhou por 35 anos e atuou na área de Comunicação, Manutenção e Obras e Preservação do Patrimônio Cultural. Participação em Comissão de Licitação e Organização de eventos Institucionais e Culturais. Atuou na requalificação da Praça Carlos Chagas,(Praça da Assembleia) Belo Horizonte, projeto de Burle Marx. Autora do projeto de paisagismo, do Estádio Magalhães Pinto – Mineirão e em Cabinda-Angola. Tem escritório de arquitetura e paisagismo. Conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU/MG Cursando: Tecnologia da Cena – CEFART – Fundação Clóvis Salgado.

Q

Laís Petra Lobato Martins

Vice-presidente Região Centro Oeste

Arquiteta pela UnB (2010), MBA em gestão de projetos, mestranda em teoria e História da Arquitetura, UnB. Diretora de Relações Institucionais IAB – DF, 2017-2019 e Conselheira da gestão 2020/2022. Membro das seguintes comissões: comissão de Concursos do IAB-DF, de Gênero e de Prática Profissional. Co Coordenadora da comissão de Sustentabilidade (Administração). No CAU – DF, membro da comissão de eventos. Em 2017 criou a Bino Arquitetura, onde desenvolve projetos de arquitetura desde a concepção até o acompanhamento de obras, e participa de concursos de projeto de arquitetura. Em 2018, integra equipe com o professor Nonato Veloso, foi premiada em 2º Lugar com o projeto para a nova sede do CAU/TO.

Q

Marcela Marques Abla

Vice-presidente Região Sudeste

Arquiteta e Urbanista, PUC-Rio (2007). É Co Presidente do IAB-RJ. Coordenadora
de Urbanismo da Subsecretaria Executiva de Estado das Cidades.Membro Colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ, 2017). Mestre pelo Máster Laboratório de la Vivienda del Siglo XXI pelo Máster Arquitectura y Sostenibilidad: Herramientas de Diseño y Técnicas de Control Medio Ambiental (ETSAB /UPC, 2011 y 2009). Conselheira do CAU-RJ (2015-2018), Assessora Especial na Prefeitura do Rio na Subsecretaria de Habitação (2018), colaborou na Secretaria de Urbanismo (2019-2020) no acompanhamento e revisão do PD do Rio, na equipe da Gerência de Macroplanejamento. Integrante de equipe vencedora do Concurso Morar Carioca (2010).

Q

Cláudio Listher Marques Bahia

Secretário geral

Graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo – UFMG; Doutorado em Geografia – PUC Minas. Professor Adjunto III e Diretor Acadêmico da administração superior PUC Minas. Membro do Conselho Superior – IAB MG, Secretário Geral IAB DN. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo ênfase em Planejamento e Projetos de Edificação, atuando nos temas: arquitetura e cultura, patrimônio cultural, arquitetura institucional, arquitetura carcerária, arquitetura residencial e comercial e ensino de arquitetura.

Q

Fernando Túlio Salva Rocha Franco

Vice-presidente de relações institucionais

Arquiteto urbanista, mestre em políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo, gestão vencedora do prêmio de 2019 da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Arquitetura. Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Urbanismo Social – Gestão Urbana, Políticas Públicas e Sociedade – do Insper. Foi pesquisador do Lincoln Institute of Land Policy (EUA), do Laboratório de Direito à Cidade e Espaço Público (LabCidade), do Laboratório de Infraestruturas Urbanas Fluviais (Metrópole Fluvial), ambos da FAU-USP, e do Centro Argentino de Implementação de Políticas Públicas para Equidade e Crescimento (CIPPEC). Foi assessor especial de gabinete e chefe de gabinete substituto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo entre 2013-2016, durante a revisão do marco regulatório de política urbana. Foi presidente do Conselho Curador da FAU-USP, entre 2009 e 2011.

Q

Carla de Azevedo Veras

Vice-presidente Região Nordeste

Arquiteta e urbanista pela UEMA (2003), Especialista em gerenciamento de projetos pela IPEMIG, pós graduanda em Master BIM (Building Information Modeling) pelo IPOG, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Lisboa. Sócia da Define Arquitetura e Construção desde 2005, empresa de construção há 15 anos no mercado, com experiência em projeto e execução residencial e comercial, e especialista em paisagismo e projetos Ecofriendly. Vice-presidente do CAU-MA 2018-2020, Presidente do IAB-MA (2019-2021). Secretária do Instituto Simplício Oliveira, desde 2016. Segunda tesoureira do AME, Grupo de Apoio à adoção no Maranhão.

Q

Tânia Nunes Galvão Verri

Vice-presidente Região Sul

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP São Carlos (2016), docente do Departamento de Arquitetura Urbanismo da Universidade Estadual de Maringá, Diretora de Obras e Projetos da Prefeitura do Campus Universitário, representante da UEM no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, Vice Presidente do Núcleo Maringá do IAB PR e Conselheira Superior do IAB.