Home 9 iab

quem somos

O Instituto de Arquitetos do Brasil, fundado em 1921, construiu-se como uma entidade que reúne as ideias de um coletivo atuante, animado, generoso e criativo. Um coletivo que debate e produz ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, ambiental, urbanísticas, de ordenamento territorial e de preservação do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade humana em uma visão política de equidade, cidadania e respeito ao meio ambiente.

Realiza um trabalho constante e consistente de divulgação da arquitetura brasileira por meio de concursos, mostras e premiações, com destaque para a Bienal de Arquitetura de São Paulo e os congressos brasileiros de arquitetos, realizados a cada três anos, cujo resultado é um excelente material de reflexão sobre nossa realidade capitalista periférica e subalterna e sobre a responsabilidade social dos arquitetos, além de abrir perspectivas e propor caminhos de atuação do IAB para os dias presentes e futuros.

O IAB define-se pela defesa intransigente da democracia e da liberdade, reconhecendo o ofício dos arquitetos e urbanistas como um ofício a serviço de uma vida melhor para todas as pessoas, na construção de cidades acolhedoras, justas e equitativas e de um mundo de natureza pujante, habitado por povos e culturas as mais diversas em harmonia e paz.

É uma entidade sem fins lucrativos, de livre associação e presente em todas as regiões do país por meio de seus departamentos estaduais.