EDITORIAL
Meio ambiente e cidades resilientes
 

Interdum dictumst curabitur maecenas venenatis lectus pharetra sed, nec blandit diam laoreet euismod condimentum ut suspendisse, malesuada vel torquent ac urna luctus. pretium potenti ante aliquam scelerisque molestie volutpat aliquam mattis quisque vivamus, proin venenatis nec ad erat class leo morbi aliquam magna curabitur, magna commodo rhoncus lectus dolor non quam sagittis suscipit.  quisque neque rutrum cursus. 

Felis consequat fringilla mollis rhoncus sem mi, faucibus in imperdiet consectetur habitant nullam etiam, eros felis rutrum non viverra. mollis dapibus ante arcu feugiat aliquam hendrerit laoreet molestie, placerat aptent nibh nisi massa est augue tempus, aliquet id consequat himenaeos potenti aliquam duis. tellus accumsan ante non sodales scelerisque posuere neque torquent.

Primis porttitor non varius pulvinar feugiat euismod iaculis a, at donec curabitur dictum aenean semper himenaeos. morbi donec quis inceptos conubia ligula convallfeugiat aliquam hendrerit is fames rutrum elementum, odio augue vehicula ut odio tristique feugiat aliquam hendrerit  amet vulputate rhoncus vulputate, nisi eu ornare curabitur non enim congue quam. 

Donec auctor curae nunc congue placerat posuere aenean iaculis ultrices, quam enim himenaeos pellentesque libero elementum habitasse felis aliquam cras, vestibulum facilisis aenean egestas a enim donec tempor. commodo orci eget neque tincidunt urna convallis risus nec nisl lobortis congue, sed ligula consectetur eget curabitur per nisi torquent hac proin, condimentum ante quisque eros sapien euismod taciti elit eleifend pretium. vestibulum torquent diam curabitur aliquam egestas nulla, est dictum eros in habitant curae, eu tempus eros posuere ullamcorper.

DIREÇÃO NACIONAL DO IAB

Odilo Almeida Filho (CE) Presidente 
Renata Dantas Rosário Sachs (SE) Vice-Presidente
Izabela Moreira Lima (CE) Secretária Geral
Antônio Custódio dos Santos Neto (CE) Diretor Administrativo e Financeiro
Pedro Freire de Oliveira Rossi (PB) Diretor Cultural
Raquel Furtado Schenkman Contier (SP) Vice-Presidente de Relações Institucionais
Raquel de Araújo Freire (DF) Vice-Presidente de Ações Afirmativas
Marcos Cereto (AM) Vice-Presidente Região Norte
Roberto Agustín Ghione (PE) Vice-Presidente Região Nordeste
Olinda Beatriz Trevisol Meneghini (MS) Vice-Presidente Região Centro-Oeste
Marcela Marques Abla (RJ) Vice-Presidente Região Sudeste
Natan Franciel Arend (RS) Vice-Presidente Região Sul

EQUIPE TÉCNICA

Coordenação Editorial: Edwirges Nogueira (MTE JP 2267 CE)
Edição e Revisão: Edwirges Nogueira
Projeto Gráfico e Diagramação: Edwirges Nogueira
Desenvolvimento: Débora Lima

Créditos e Licenças: Os conteúdos publicados noinformativo Voz Ativa do IAB são deresponsabilidade dos autores e colaboradores. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Contato:
E-mail: iab@iab.org.br
Site: www.iab.org.br
WhatsApp: +55 85 98159-6512

QUEM SOMOS

CONHEÇA O IAB

Cerca de 700 lideranças voluntárias do IAB atuam em defesa dos arquitetos e da profissão. Fundado em 1921, o IAB é uma associação profissional que congrega de estudantes a aposentados. O Instituto se organiza em nível internacional, nacional, regional, estadual e municipal, através do seu Conselho Superior, Direção Nacional, Comissões Técnicas, Departamentos Estaduais, Núcleos e Representações Externas. O IAB se faz presente na formulação das políticas públicas que envolvem assuntos como: arquitetura, urbanismo, meio ambiente, cultura, patrimônio, acessibilidade, dentre outros.

COMO ATUAMOS

Instância máxima do IAB, formada por 234 representantes dos estados brasileiros. Fazem parte do COSU: conselheiros eleitos em cada estado, presidentes e vice-presidentes, membros da Direção Nacional e ex-presidentes nacionais do IAB, que compõem o Conselho na condição de conselheiros vitalícios. O COSU se reúne semestralmente para aprovar as diretrizes de ação da instituição.

Formada por 12 membros, a Direção Nacional do IAB é eleita a cada três anos, possui sede permanente em Brasília e itinerante no departamento estadual que a elege. Atualmente, a Direção Nacional do IAB possui sede na cidade de Fortaleza, no Ceará.

As Comissões e Grupos de Trabalho do IAB são órgãos de assessoria da Direção Nacional, formados por membros do Conselho Superior, associados e convidados. Atualmente, o IAB conta com 7 (sete) Comissões Técnicas e 12 (doze) Grupos de Trabalho, organizados nacionalmente, dedicados a elaborar proposições, por meio de reuniões mensais, para os temas mais relevantes da profissão.

O IAB é organizado nos estados por meio de seus departamentos e núcleos regionais. Os departamentos fazem parte de uma federação nacional e possuem autonomia política e administrativa. Além disso, eles elegem seus representantes para o Conselho Superior do IAB, instância máxima deliberativa da organização.

Desde a sua fundação, o IAB se faz representar junto a órgãos de governo e da sociedade em diversas instâncias, em nível nacional e internacional. Seus representantes são eleitos para mandatos pré estabelecidos pelo Conselho Superior, com duração e periodicidade de reuniões variáveis.

DIREÇÃO NACIONAL

IAB integrará Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma das entidades da sociedade civil que figura na lista preliminar de integrantes da Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CPS-CIM). Criado em 2024 por decreto, a Câmara visa promover a participação da sociedade civil e do setor privado na formulação e no monitoramento de políticas climáticas.

IAB e IAB-PR apresentam proposta de criação da Casa do Arquiteto em Curitiba

Lideranças do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) se reuniram com representantes do poder público em Curitiba (PR) na sexta-feira, 23, para debater a criação da Casa do Arquiteto na capital paranaense.

A proposta busca criar um espaço dedicado à memória e à reflexão sobre a arquitetura e o urbanismo em Curitiba, nos moldes da já existente Casa da Memória, administrada pela Fundação Cultural.

A Casa do Arquiteto deverá abrigar acervos físicos e digitais, promover debates sobre os espaços públicos e sediar uma escola de formação continuada organizada pelo IAB.

IAB inicia debates sobre os 15 anos da lei de criação do CAU

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) iniciou em maio o Seminário Nacional de Avaliação dos 15 anos da Lei 12.378/2010, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Composto por três etapas, o conjunto de atividades do IAB tem como objetivo provocar uma avaliação abrangente dos 15 anos de atuação do conselho da profissão. A ação é uma iniciativa da Direção Nacional do IAB e do IAB-PR.

O primeiro encontro foi realizado em Curitiba (PR) no dia 22 de maio. Na segunda etapa do Seminário, que ocorrerá entre julho e setembro, serão formados os Grupos de Trabalho para a produção de conteúdos e propostas relacionadas à avaliação dos 15 anos de criação do CAU.

Exposição internacional Curriculum destaca projetos de arquitetura da América Latina

A vinda da exposição ao Brasil é fruto de uma parceria entre o IAB, a Universidade de Navarra (UNAV), na Espanha, e a Embaixada da Espanha no Brasil, por meio do Foro América. Resultado de um convênio entre a universidade e a Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA), o fórum organiza ações formativas para profissionais e docentes de Arquitetura e Urbanismo com intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a história da arquitetura latino-americana. 

Os projetos que serão expostos contemplam uma variedade de intenções e soluções, dentre obras residenciais, corporativas e efêmeras, desenvolvidas por arquitetos ex-alunos do Máster em Desenho Arquitetônico da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Navarra (ETSAUN). As obras passarãam por Brasília e São Luís e seguem para São Paulo.  

Estrutura da exposição Curriculum usa material ecológico e sistema de montagem versátil

Pensando na capacidade de ser transportada ao redor do mundo e montada em diferentes espaços, a estrutura física da exposição Curriculum foi produzida em Re-board, um material ecológico fabricado na Suécia resistente à água e ao fogo. Quando desmontada, a estrutura cabe toda em oito malas grandes e pode ser montada em diferentes configurações. 

Os Estados Unidos foram o primeiro país a receber a exposição. Em seguida, foi a vez de México, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Equador. Na América do Sul, a mostra já passou pela Argentina, Chile, Bolívia e Peru. 

IAB sugere criação de espaço no Palácio Gustavo Capanema para preservar e difundir produção arquitetônica nacional

O Palácio Gustavo Capanema foi reinaugurado na última semana e volta a sediar órgãos e setores da Cultura. O fato reafirma seu lugar como patrimônio simbólico da produção arquitetônica nacional e da vida cultural do país.

IAB e entidades internacionais lançam Carta de São Luís com propostas para a COP30

Elaborada durante o Seminário Internacional IAB Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30, a Carta de São Luís reúne o pensamento sobre uma agenda urbana mundial que possa promover justiça social e preservação ambiental diante do atual cenário de emergência climática.

O documento é fruto das discussões realizadas por arquitetos, urbanistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades e setores privados do Brasil e do mundo, reunidos nos dias 5 e 6 de junho em São Luís (MA).

REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS

IAB integra representação brasileira na Bienal de Veneza

Participação da comitiva do Instituto envolve apoio à difusão da mostra do Pavilhão do Brasil, encontros e articulações com entidades internacionais

Com apoio à curadoria do Pavilhão do Brasil e ampla agenda institucional, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) integra a representação do país na Bienal de Veneza, que terá sua pré-abertura nos dias 8 e 9 na cidade italiana.

IAB fortalece relações internacionais durante a Bienal de Veneza

A comitiva do IAB presente na Bienal de Arquitetura de Veneza participou de uma série de atividades com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e criar oportunidade de parcerias internacionais. O evento teve sua abertura oficial no dia 10 de maio e se estende até 23 de novembro.

COMISSÕES

IAB-CE inicia articulação do XXII Congresso Brasileiro de Arquitetura

O IAB-CE deu início às articulações para a realização do XXII Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que acontecerá em abril de 2026, na cidade de Fortaleza.

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, o CBA é o maior e mais importante encontro da arquitetura e urbanismo no país, reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os rumos da profissão, das cidades e do território brasileiro.

IAB NOS ESTADOS

IAB participa do 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil

Representantes do IAB participaram no dia 30 de maio da 4º edição do Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil, evento que reúne autoridades de diferentes regiões do país para debater sobre cidades e clima. Neste ano, o foco do encontro foi a adaptação climática justa e participativa rumo à COP30.

IAB-ES lança manifesto em defesa do Cais das Artes

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES) lançou manifesto posicionando-se sobre a vocação do projeto do Cais das Artes como indutor da “valorização da identidade capixaba e da inserção do estado no cenário internacional”

Departamentos reativados participam de reunião com Direção Nacional e Vice-presidentes Regionais

Departamentos reativados participam de reunião com Direção Nacional e Vice-presidentes Regionais

Arquitetos das Comissões de Gestão dos departamentos do IAB de Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins participaram no dia 26 de abril da reunião bimestral entre a Direção Nacional do IAB e os vice-presidentes Regionais e presidentes dos Departamentos Estaduais.

Arquitetos das Comissões de Gestão dos departamentos do IAB de Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins participaram no dia 26 de abril da reunião bimestral entre a Direção Nacional do IAB e os vice-presidentes Regionais e presidentes dos Departamentos Estaduais.

14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo discutirá o papel da arquitetura para o enfrentamento das mudanças climáticas

Entre 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo ocupará o Parque Ibirapuera para discutir o enfrentamento das mudanças climáticas e dos eventos extremos a partir do olhar da arquitetura, do urbanismo, do design e do paisagismo.

O conceito curatorial desta edição parte do entendimento de que vivemos em tempos de extremos climáticos, exigindo da arquitetura soluções radicais e inovadoras. O ponto de não retorno nos desafia a repensar como habitar o planeta, buscando respostas tanto na vanguarda científica e nos estudos da produção quanto nos saberes das periferias urbanas, aldeias e quilombos. A Bienal será um espaço de convergência de conhecimentos, apresentando respostas concretas para o aquecimento global e para a adaptação aos eventos extremos que já enfrentamos. Propostas apresentadas na forma de projetos, construídos ou não, construções experimentais, produções audiovisuais, palestras, performances, oficinas e debates científicos, além de ações situadas em territórios fora do Parque Ibirapuera farão parte da Bienal.

Com apoio do IAB, Fortaleza sedia primeira edição do arq.con.br

Com o tema “Fronteiras Híbridas”, o arq.con.br – Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil recebe o patrocínio do IAB-CE e apoio institucional da Direção Nacional do IAB na sua primeira edição. O evento reúne até dia 4 de abril profissionais, estudantes, pesquisadores e outros especialistas.

Morre Walfredo Antunes, ex-vice-presidente do IAB e responsável pelo planejamento urbano de Palmas

A Direção Nacional do IAB lamenta profundamente a morte de Walfredo Antunes de Oliveira Filho, um dos arquitetos responsáveis pelo planejamento urbano de Palmas, capital do Tocantins, e ex-vice-presidente do IAB no biênio 2010-2012.

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1974, Antunes teve papel preponderante no desenho da última capital brasileira, em 1990. A atuação do arquiteto, então superintendente de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado do Tocantins, abrangeu desde a escolha da área geográfica até a elaboração das diretrizes urbanísticas de Palmas.

BIAsp recebe inscrições para Feira de Arquitetura para a Adaptação Climática

Arquitetura e Urbanismo em Debate apresenta projetos que discutem cidade, cultura e tecnologia

A edição de junho do Arquitetura e Urbanismo em Debate recebeu os arquitetos Luiz Deusdara e Elton Timbó para uma conversa sobre cidade, cultura e tecnologia a partir dos projetos do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz e do Parque Rachel de Queiroz.

Realizado no dia 25 de junho na sede do IAB-CE, o evento provocou discussões sobre os avanços técnicos e conceituais e o papel ativo da arquitetura na transformação dos espaços urbanos e culturais.

OPINIÃO

O ZeitGeist, a Arquitetura brasileira e a Ordem do Mérito Cultural

Depois de vários anos de degradação, e mais de seis de obras, foi parcialmente concluída a restauração do Palácio Capanema, antigo edifício do Ministério de Educação e Saúde, depois Ministério da Educação e Cultura. Na “reinauguração”, ocorrida ontem, foram agraciadas 114 personalidades, vivas ou mortas, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural. O edifício é considerado uma das mais importantes obras primas do modernismo mundial. 

Capanema: glórias e impasses da arquitetura como expressão cultural

A reabertura do Palácio Gustavo Capanema, marco indiscutível da arquitetura moderna brasileira, foi celebrada como um feito histórico para a cultura nacional. O evento reuniu autoridades, personalidades e instituições ligadas à cultura, destacando o simbolismo do edifício e sua trajetória de resistência e renovação. Contudo, a solenidade também trouxe à tona importantes reflexões: apesar do reconhecimento do Capanema enquanto ícone cultural, a presença discreta de profissionais e entidades do campo da arquitetura evidenciou desafios persistentes no reconhecimento pleno da arquitetura como manifestação cultural no Brasil.

Abertura da Exposição Curriculum

No dia 8 de abril, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB) celebrou a abertura da exposição “Curriculum, Aprendizagem e Experiência na Espanha da nova arquitetura latino-americana”, um evento que reuniu estudantes, pesquisadores e autoridades do campo da arquitetura e urbanismo. A iniciativa, que inaugura a circulação nacional da exposição, é resultado da colaboração entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Embaixada da Espanha e a própria FAUUnB. Representando o IAB estavam Pedro Rossi, Diretor Nacional de Cultura, e Luiz Eduardo Sarmento, presidente do IAB/DF. 

IAB NA MÍDIA

Podcast Diálogos FB Uni, com o tema: Qual o futuro das cidades? Já disponível em nosso canal do YouTube

Como vamos viver nas cidades do futuro?
Quais transformações urbanas já estão em curso?
E qual o papel da arquitetura, do planejamento e da sustentabilidade nesse processo?
Essas e outras reflexões estão no novo episódio do Podcast Diálogos FB Uni, já disponível no nosso canal no YouTube!

A polêmica sobre EaD nas Faculdades de Arquitetura - parte 2 - Arquicast

Episódio 251 no ar! Hoje trazemos novamente uma discussão que iniciamos esse ano, sobre a controvérsia das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo modificadas em 2024.

Marco regulatório do EaD e as DCNs de Arquitetura e Urbanismo
Rede Rio FM

O presidente nacional do IAB, Odilo Almeida, e o presidente do IAB-SE, Elso Moisinho, participaram na sexta-feira do Jornal da Rio, da Rede Rio FM de Aracaju, falando sobre o novo marco regulatório do EaD e da atuação do Instituto em defesa do ensino de Arquitetura e Urbanismo 100% presencial.

AGENDA

A definir

Grupos de Trabalho – Seminário Nacional de Avaliação dos 15 anos da Lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

18

Início da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Abertura exposição Curriculum – etapa São Paulo – São Paulo SP

A definir

181º Encontro do Conselho Superior do IAB – COSU – São Paulo SP

23 a 25

Reunião do Comitê Executivo da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) – Lima, Peru

A definir

Eleições para os Departamentos Estaduais do IAB

A definir

Comemoração do Dia do Arquiteto