Estrutura da exposição Curriculum usa material ecológico e sistema de montagem versátil

Pensando na capacidade de ser transportada ao redor do mundo e montada em diferentes espaços, a estrutura física da exposição Curriculum foi produzida em Re-board, um material ecológico fabricado na Suécia resistente à água e ao fogo. Quando desmontada, a estrutura cabe toda em oito malas grandes e pode ser montada em diferentes configurações. 

Os Estados Unidos foram o primeiro país a receber a exposição. Em seguida, foi a vez de México, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Equador. Na América do Sul, a mostra já passou pela Argentina, Chile, Bolívia e Peru. 

A exposição Curriculum surgiu como uma forma de dar visibilidade a projetos de arquitetos que integraram turmas do Máster em Desenho Arquitetônico (atualmente Máster em Teoria e Desenho Arquitetônico). Segundo Luis Suárez Mansilla, diretor do Máster, a presença de estudantes oriundos de países latino-americanos proporcionou uma importante reflexão – e, posteriormente, uma ação, refletida nas obras que compõem a mostra – sobre expressões e identidades dos países ibero-americanos.

“Pamplona e sua Escola de Arquitetura têm sido locais de encontro e de aprendizagem para jovens arquitetos de múltiplas nacionalidades que, movidos por diversos motivos, deixaram para trás universidades, estudos, famílias e lares para embarcar numa emocionante viagem cujo destino tem sido o crescimento intelectual e a excelência profissional. A perspectiva que outorga a passagem do tempo permite constatar, através da contemplação da obra reunida nesta publicação – e das trajetórias de seus autores –, os frutos dessas jornadas acadêmicas e vitais que tiveram em nossas salas de aula uma de suas etapas formativas mais determinantes. E essas contínuas viagens de ida e volta conseguiram estabelecer uma espécie de corredor atlântico entre o continente americano e o nosso campus, percorrido todos os anos por jovens comprometidos e entusiasmados que buscam no ensino oferecido no Máster em Desenho Arquitetônico ampliar sua formação e consolidar certezas para continuar o seu caminho neste mundo cada vez mais complexo da arquitetura. Sua estância entre nós – professores e alunos da escola – é motivo de dupla satisfação, pois nos permite estreitar os laços com os seus países de origem e com as suas instituições acadêmicas e renovar a merecida atenção sobre o acontecer latino-americano.”

As 32 obras expostas também compõem o livro Curriculum. Ambas as iniciativas são resultado do Foro América, por meio de um convênio entre a ETSAUN, a Bisman Ediciones (Argentina) e a Qut Ediciones (Espanha) com a FPAA.

Mostra paralela conta história dos pré-fabricados em concreto da construção da UnB

Um dos episódios da construção de Brasília estará aberto à visitação na sala de entrada da Galeria Christina Jucá durante o período de passagem da exposição Curriculum pela capital federal. 

A mostra Arquitetura e pré-fabricação na UnB vai apresentar a produção de elementos construtivos pré- fabricados em concreto que foram resultados da experimentação feita na década de 1960 na universidade e utilizados na construção do edifício de Serviços Gerais, o SG-10, localizado no campus. 

Projetado por Oscar Niemeyer em 1962, o prédio sediava o Centro de Estudos e Planejamento Arquitetônico e Urbanístico da UnB (Ceplan) e, em 2023 passou a ser o MemoUnB, um centro de preservação e pesquisa da história da universidade.

A mostra vai compor a visita guiada durante a abertura de Curriculum e será mediada pelos integrantes do Pé na Estrada, projeto de extensão da FAU-UnB.