IAB-ES lança manifesto em defesa do Cais das Artes

Fonte das imagens: Leonardo Finotti/Metro Arquitetos

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES) lançou manifesto posicionando-se sobre a vocação do projeto do Cais das Artes como indutor da “valorização da identidade capixaba e da inserção do estado no cenário internacional”.

Divulgado no fim de março, o documento dispõe sobre a necessidade de encaminhar a continuidade das obras a partir de uma abordagem que relacione o conjunto arquitetônico com a promoção da valorização da identidade capixaba e da inserção do estado no cenário internacional. O projeto é de autoria do arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e foi um dos seus últimos trabalhos.

Obras

As obras do complexo cultural iniciaram em 2008, mas estão paralisadas desde 2015. A proposta do espaço é considerada pelo IAB-ES como ousada e como “grande oportunidade de inserir o estado no cenário internacional da cultura e da arte”.

O documento inclui um artigo da turismóloga Ignêz Cristina Franco onde o potencial do Cais das Artes é comparado ao de infraestruturas que modificaram as localidades onde estão inseridas, como o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o Museu Oscar Niemeyer, no Paraná.

“A qualidade arquitetônica e urbanística do trabalho de Paulo Mendes da Rocha é reconhecida  internacionalmente. Não há dúvidas de que a proximidade do arquiteto com a sua cidade natal  potencializa as qualidades do conjunto por ele projetado. O Cais das Artes não somente  apresenta um conceito elevado de projeto arquitetônico, mas remete a uma leitura poética da  infância do próprio arquiteto, expondo a sua íntima relação com a baía de Vitória”, destaca o manifesto. O IAB-ES se posiciona como parceiro

Leia o manifesto completo: Cais das Artes – Manifesto e Artigo Turismóloga

Fonte das imagens: Leonardo Finotti/Metro Arquitetos