IAB fortalece relações internacionais durante a Bienal de Veneza


A comitiva do IAB presente na Bienal de Arquitetura de Veneza participou de uma série de atividades com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e criar oportunidade de parcerias internacionais. O evento teve sua abertura oficial no dia 10 de maio e se estende até 23 de novembro.

A delegação, designada pela Presidência do IAB, é composta por Raquel Schenkman, presidente do IAB-SP e vice-presidente de Relações Institucionais do IAB; Nivaldo Andrade, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas e conselheiro vitalício do IAB; Marcela Abla, presidente do IAB-RJ, vice-presidente do IAB para a Regional Sudeste e co-diretora do Programa de Trabalho Social Habitat da UIA; e Pedro Rossi, diretor cultural do IAB.

UIA
Nos dias 7 e 8, a comitiva participou da programação da UIA, que incluiu a cerimônia de premiação do Concurso de Ideias UIA/Unesco “The Future of the Profession – Empowering the Next Generation in Participatory Urban Design”, voltado para jovens arquitetos. O evento, realizado na sede do Gabinete Regional da Unesco na Europa, reuniu representantes de diversos países e lideranças internacionais, como Kevin Zhang, da Sociedade dos Arquitetos da China.

“Durante esses momentos, reforçamos os convites para os próximos eventos do IAB no Brasil, incluindo o Seminário de São Luís preparatório para a COP30 e a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo”, disse Raquel Schenkman.

Os arquitetos do IAB também participaram, a convite da Embaixada da França, de um café da manhã com a delegação francesa e participaram dos painéis sobre “Arquitetura em transição: do patrimônio aos futuros urbanos” e “O futuro da profissão”, da programação oficial da UIA. Na ocasião, foi anunciado o tema oficial do Congresso Mundial de Arquitetos da União, que acontecerá entre 28 de junho e 2 de julho de 2026, em Barcelona: “Becoming: Architecture for the Climate Change”.

Pavilhão do Brasil
As atividades da comitiva do IAB na Bienal de Veneza incluem o apoio à divulgação do Pavilhão do Brasil, que foi aberto oficialmente no dia 7. A instituição fez parte da comissão que selecionou os arquitetos curadores do espaço, que abriga a exposição “(RE)INVENÇÃO”. A curadoria do projeto é de autoria dos arquitetos Matheus Seco, Eder Alencar e Luciana Sabóia, integrantes do coletivo brasiliense Plano Coletivo.

“A participação do Instituto na Bienal de Veneza representa um importante instrumento de fortalecimento das relações internacionais da arquitetura brasileira, de promoção de sua produção contemporânea e de consolidação de agendas estratégicas de interesse institucional”, destaca  Nivaldo Andrade.

Pavilhões internacionais
Nos dias 9 e 10, os arquitetos do IAB estiveram presentes no lançamento do livro do arquiteto Rui Leão, secretário-geral da UIA, na Universidade de Veneza (IUAV), seguido da inauguração do Pavilhão da China no espaço “Arsenale della Biennale”. O grupo também visitou a exposição central da Bienal e o Pavilhão da Itália e participou da visita guiada aos pavilhões internacionais, incluindo os da Espanha, Dinamarca, Coreia do Sul e Japão.

“Além da agenda oficial do evento, a delegação do IAB realizou encontros com representações brasileiras, incluindo membros do Ministério da Cultura (MinC) e das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da UnB e da UFRJ, focando na articulação institucional de temas relacionados à salvaguarda e difusão de acervos de arquitetura e à programação cultural”, explica Pedro Rossi.