📢 IAB informa! 📢

Arquitetas e Arquitetos, saudações!

Vem aí a Premiação Nacional IAB 2023 que irá reunir projetos de todo o Brasil.

Mantendo a longa tradição de reconhecimento e consagração da arquitetura e do urbanismo promovido pelo IAB e seus diversos Departamentos ao longo de sua história, divulgamos, com alegria, a Premiação IAB 2023.

Neste contexto, IAB e seus Departamentos Estaduais se alinham, mais uma vez, com o objetivo comum de articular uma premiação nacional.

As premiações sempre tiveram como finalidade a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo. Tais premiações se constituíram como um retrato dos contextos locais e dos momentos em que foram realizadas.

Com o objetivo de ampliar sua abrangência sem deixar de valorizar a diversidade de iniciativas e sem negligenciar as particularidades específicas de cada contexto, as premiações estaduais são coordenadas em categorias amplas e específicas de seus editas estaduais, sendo equivalentes à Etapa Nacional, de modo a garantir condições de equidade, para que então possam ser avaliadas conjuntamente em uma etapa nacional.

Ou seja, as premiações acontecerão em duas etapas: a primeira é a seleção estadual/regional, organizada pelos departamentos com sua categorias, cujo resultado será divulgado dia 17 de novembro. A segunda etapa, que terá coordenação nacional, e parte das premiações estaduais, será finalizada em janeiro de 2024.

Além das categorias promoverem um equilíbrio entre diferentes práticas da arquitetura e do urbanismo, o modelo do prêmio também seguirá tendências de edições anteriores, em que o júri poderá selecionar as propostas de cada categoria, entre projetos, obras construídas e trabalhos realizados, sem distinção classificatória. Dessa forma, o prêmio apresenta um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diversos e complexo da produção recente, levando em conta pontos de vista distintos que possam representar melhor as condições recentes da arquitetura e do urbanismo brasileiros.

Para as regiões cujos Departamentos do IAB estejam inativos, a participação se fará por meio da escolha de um departamento em atividade, de definição da/do candidata/to. Assim, profissionais poderão se associar ao IAB que os represente em território nacional.

Importante frisar que as premiações serão vinculadas ao local da edificação e não ao estado onde se situam os profissionais e escritórios.

Para comprovar a filiação ao IAB, deverão seguir as regras estabelecidas em edital disponibilizado por cada Departamento.

Para participar, disponibilizaremos, nesta página e a partir do dia 15 de setembro, um acesso para registrar sua proposta.

Cronograma:

13/set/2023 (qua) Publicação dos Editais Estaduais
15/set/2023 (sex) a

03/nov/2023 (sex), 23h59min

Período de recebimento das inscrições
29/set/2023 (sex) Anúncio da Comissão Julgadora
06/nov/2023 (seg) Divulgação Preliminar das Inscrições
06/nov/2023 (seg) a 07/nov/2023 (ter) Período de Recursos
08/nov/2023 (qua) Resultado dos Recursos e Homologação final  das Inscrições
09/nov/2023 (qui) a

13/nov/2023 (seg)

Período de julgamento: Etapa Estadual
17/nov/2023 (sex) Divulgação dos resultados: Etapa Estadual
20/nov/2023 (seg) a

12/jan/2024 (sex)

Período de julgamento: Etapa Nacional
19/jan/2024 (sex) Divulgação dos resultados: Etapa Nacional

 

Para acessar os editais e efetuar sua inscrição, acesse a Plataforma Arbo e vá para a aba convocatórias!

Compartilhem!!!
Participem!!!

✉️ iab@iab.org.br
📞 +55 31 9 7528-3893