Home 9 acompanhe 9 Um novo site para comemorar o centenário do IAB

Um novo site para comemorar o centenário do IAB

por | jul 6, 2021 | acompanhe, notícias

Plataforma ganhou novas funcionalidades, interação com redes sociais, além de espaços para acolher a produção intelectual, pesquisas e memória da arquitetura e urbanismo no Brasil

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade mais antiga das arquitetas e dos arquitetos brasileiros completou 100 anos de existência no dia 26 de janeiro de 2021, com uma programação repleta de homenagens, intervenções culturais nas principais capitais brasileiras e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, além da realização da 166ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) e o lançamento do selo comemorativo do centenário.

Para Maria Elisa Baptista, presidente do IAB, eleita em 2020, existem razões afetivas, culturais e políticas que nos levam a compartilhar essa celebração dos 100 anos. “Afetivas, pois éramos 27 engenheiros arquitetos reunidos para fundar o instituto, e hoje somos milhares em todo o país. Culturais, pois reuniram-se para a defesa da cultura nacional e a promoção da arquitetura como expressão extraordinária e legítima da brasilidade, e esse compromisso, atualíssimo, persiste até hoje. Políticas, pois o que nos define é a luta intransigente pela democracia e pela liberdade”, destaca a primeira mulher eleita presidente do IAB. Para ela, a arquitetura é uma das mais visíveis e permanentes manifestações e expressões da capacidade criativa do ser humano, e sua dimensão cultural, civilizatória e libertária tem valor inestimável na história de uma nação.

Lançamento do novo site

Para completar as comemorações do centenário, a diretoria da entidade investiu em uma nova plataforma de comunicação. No mês de julho entrou no ar o novo site do IAB Nacional www.iab.org.br que está totalmente de cara nova e apresenta uma exposição virtual de fotografias autorais da arquiteta e urbanista Joana França.

No endereço digital, é possível acessar informações com facilidade, pois os campos ficaram mais intuitivos. A novas sessões contemplam a Revista Virtual do IAB que traz artigos e matérias; Composição das comissões do IAB, grupos de trabalho, equipes de projeto, conselheiros por Estado; além das páginas e redes sociais dos departamentos. O site ainda destaca a Galeria de ex-presidentes, que irá, a partir de pesquisas, ser alimentada com informações sobre cada gestão.

Outra novidade são os espaços restritos para os membros do Conselho Superior, onde estarão documentos que estão sendo elaborados e ou analisados; e ainda um sistema de votações online, que poderá ser usado pelos departamentos.
A plataforma também disponibiliza novas funcionalidades para projetos especiais do IAB, como a Bienal de Arquitetura, a Arbo – Plataforma de Projetos do IAB, o Projeto Memória, a Plataforma de Concursos de Projeto – que está em fase de construção e o Acervo do IAB que será digitalizado e poderá ser usado para ilustrar publicações, por meio de hiperlinks. A ideia principal é gerar maior conexão com às redes sociais do IAB Brasil e de seus departamentos.

“Pensamos esse novo site do IAB de modo que, para além de veicular notícias e conter informações sobre nossa entidade, também seja um espaço para dar vasão e acolher a produção intelectual, as pesquisas, a memória da arquitetura e urbanismo no Brasil e, principalmente, seja um espaço que incentive o debate e a troca de ideias sobre os espaços construídos e os espaços comuns”, explica o diretor Cultural do IAB, Luiz Eduardo Sarmento.

Gestão e Hospedagem

Do ponto de vista de gestão, o novo site permite processos colaborativos e autonomia para as comissões publicarem conteúdo, além de toda a arquitetura do site foi desenvolvida de modo a permitir atualização de maneira rápida e intuitiva. A hospedagem é feita é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, permitindo autonomia do Instituto e facilidade em transição de gestões, não ficando a entidade dependente de uma empresa detentora do sistema.

A programação e estrutura do site foi desenvolvida por Ariane Cor, designer e desenvolvedora web. Internamente, a definição da estrutura, funcionalidades e conteúdo foi organizada pelo seguinte grupo de trabalho: Maria Elisa Baptista – Presidente do IAB; Luiz Eduardo Sarmento – Diretor de Cultura; Rose Guedes – Diretora Administrativa; Rômulo Alves – Secretário Executivo; Lais Petra – Vice-presidente Região Centro Oeste; Luiza Dias – Vice-Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas; Sabrina Ortácio – Assessora de Comunicação e Alyssa Volpini – Designer gráfica.