Seguindo parecer de conselheira do IAB, Conselho do Iphan aprova tombamento do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou por unanimidade o tombamento do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O parecer que defendeu o tombamento foi elaborado pela conselheira do IAB no conselho, arquiteta Flávia Brito Nascimento, e apresentado em reunião ordinária do conselho realizada em novembro de 2024. Flávia Brito considerou, dentre outros pontos, a função social do patrimônio, a importância histórica, social e arquitetônica do complexo esportivo, além da relevância do conjunto para a memória coletiva e seu papel na democratização do acesso ao esporte e lazer.

O complexo, composto pelo Ginásio Geraldo José de Almeida (Ginásio do Ibirapuera), o Estádio Ícaro de Castro Mello (antigo velódromo), o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo e o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, tem sido palco de importantes eventos esportivos e culturais desde sua inauguração, em 1957.