A equipe do projeto IAB/Urban95 realizou na última sexta feira (18/11) o primeiro evento cultural de ativação de espaço público no território do Sumaré, juntamente com a Prefeitura Municipal de Sobral (CE) e o IAB-CE.

A atividade foi aberta ao público com foco na população BCC (Bebês, Crianças e Cuidadores) do Bairro Sumaré, espaço onde serão desenvolvidas as ações de Assistência Técnica para implementação do BAPI (Bairro Amigável à Primeira Infância).

A ideia foi promover um brincar guiado, ajudando os atores a compreenderem o mundo que o rodeiam, portanto, a importância e possibilidades de transformar o bairro em amigável à primeira infância.

“A criação deste evento está alinhada à iniciativa do brincar livre, que busca criar hábitos na primeira infância, onde o contato com os espaços abertos, natureza e socialização são essenciais para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida”, destaca Izabela Lima, coordenadora local do IAB/Urban95.

Arquipélago das Brincadeiras, foi o nome adotado, pelo formato pensado para estruturação das brincadeiras, em Ilhas, com diferentes tipos de atividades simultâneas. Ilha do Saber com contação de histórias e sorteio de livros, Ilha da Paisagem, com distribuição de mudas e onde as crianças puderam plantar árvores na praça, Ilha do Pintar, onde as crianças foram estimuladas a desenhar sobre o território, Ilha da Arquitetura, onde elas puderam criar suas cidades imaginárias e montar um abrigo de brincadeiras com bambolês, Ilha da Dança, Ilha da Mobilidade, com circuito de bike, pista de trânsito infantil, jogo da memória, Ilha dos Jogos e Ilha da Liberdade, com o momento para o livre brincar.

“Fizemos um convite as crianças para brincar e comer pipoca, algodão doce, crepe, batatinha e elas foram”, comemora Izabela Lima.

Todo o evento contou com o apoio e participação ativa das secretarias municipais: SETRAN, SME, SECULT, SECJEL, AMA e SEUMA.