Por Sabrina Ortácio

As crianças foram protagonistas das oficinas de diagnóstico do bairro Sumaré, no município de Sobral (CE) no dia 14/10, para elaboração do Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (BAPI). As atividades de interação com as crianças foram promovidas pelo departamento do IAB no Ceará, com apoio da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral.

A ação faz parte da 2ª etapa do projeto IAB/Urban 95 que é fruto de uma cooperação técnica entre a Fundação holandesa Bernard van Leer e o Instituto de Arquitetos do Brasil e (IAB) O objetivo é assessorar os municípios na elaboração de políticas públicas e executar projetos de intervenção físico territorial voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos.

Em Sobral, o grupo buscou compreender o entendimento do território por meio da visão dos pequenos e o pertencimento de cada um. “Foi possível ter uma visão mais ampla da percepção das crianças sobre o trajeto de casa até a escola, quais locais por onde passam chamam mais a atenção e como o meio onde vivem influência no desenvolvimento individual”, destaca Izabela Lima, coordenadora local do projeto.