Presidente do IAB reúne-se com presidente do CAU/BR para tratar de cooperação internacional, Bienal de Arquitetura e 22º CBA

O presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Odilo Almeida reuniu-se, em Brasília, com a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) Patrícia Sarquis, na última terça, 16/12/2025, para tratar de pautas estratégicas de interesse institucional e do fortalecimento da arquitetura e do urbanismo brasileiros.

Um dos temas da reunião foi o aprofundamento do diálogo em torno do Memorando de Entendimento firmado entre o IAB e o CAU/BR em 2023, voltado à cooperação em ações de abrangência internacional. O encontro buscou alinhar encaminhamentos para a atuação conjunta de cada entidade, de acordo com suas atribuições, nas instâncias internacionais da arquitetura, como a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), além de tratar da representação brasileira em eventos e fóruns globais, com destaque para o próximo Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, em 2026. O assunto será objeto de tratativas internas nas duas instituições para encaminhamentos futuros.

Outro ponto da reunião foi o esclarecimento sobre o uso da marca “Bienal de Arquitetura” por evento privado, em São Paulo. O IAB reiterou sua trajetória histórica e sua legitimidade como idealizador, organizador e responsável pela Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, desde 1973, patrimônio cultural consolidado ao longo de mais de cinco décadas. Nesse contexto, o presidente do IAB destacou que esse evento privado, que utiliza denominação semelhante, não conta com o apoio, a organização ou a participação institucional do IAB, reforçando a importância da preservação da integridade histórica, conceitual e pública da Bienal promovida pelo Instituto.

Na ocasião, o presidente do IAB também apresentou ao CAU/BR a solicitação de apoio ao 22º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que será realizado em Fortaleza (CE), de 11 a 14 de agosto de 2026, no Centro de Eventos do Ceará. Organizado pelo IAB desde 1945, há 80 anos, o CBA é o mais tradicional fórum nacional de debate da arquitetura e do urbanismo, reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores públicos e instituições de todo o país. A edição de 2026 terá como tema “(IN)SUSTENTÁVEIS modos de viver”, propondo uma reflexão crítica sobre os desafios climáticos, sociais e urbanos contemporâneos.

O 22º. CBA estima expectativa de público de 5mil participantes e será realizado em parceria com a 8ª. Expoconstruir, maior evento da construção do Norte e Nordeste, com expectativa de 40mil visitas, na edição de 2026.

A reunião reafirmou o compromisso do IAB e do CAU/BR com o diálogo institucional, a cooperação estratégica e a defesa da arquitetura e do urbanismo como campos fundamentais para o desenvolvimento social, cultural e ambiental do Brasil.