A presidente do IAB, Maria Elisa Baptista, é uma das integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). A iniciativa, cujo decreto foi assinado recentemente pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem como proposta assessorar o governo federal na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável. A posse, e também primeira reunião do Conselho, será realizada no dia 4 de maio, às 9h30, em Brasília.

Coordenado pelo presidente, o chamado Conselhão será um espaço de diálogo entre sociedade e governo, e a lista completa dos conselheiros será divulgada em breve. Pelo CDESS também passarão propostas de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento econômico Sustentável, pauta que vêm ganhando cada vez mais espaço em todos os setores, bem como articular relações entre governo e sociedade civil, por meio das diversas representações que formam o colegiado.

Conforme o decreto, o Conselho poderá formar grupos de trabalho e instituir comissões temáticas para a avaliação, estudo e elaboração de propostas sobre temas específicos. A participação nessas atividades será considerada prestação de serviço público, não remunerada. O Conselhão foi criado por Lula há 20 anos, porém descontinuado na última gestão, e retorna com novas diretrizes.