Home 9 acompanhe 9 Plataforma Arbo conecta e divulga boas práticas da arquitetura e urbanismo

Plataforma Arbo conecta e divulga boas práticas da arquitetura e urbanismo

por | jul 6, 2021 | acompanhe, notícias

Inscrições de projetos são abertas para o público em geral

Com a proposta de formar parcerias de articulação do conhecimento para que gestores de instituições públicas e privadas possam encontrar bons exemplos, aprender novas práticas e entender as mudanças urbanas, sociais e econômicas voltadas à prática da arquitetura e do urbanismo, o IAB lançou no dia 13 de maio a Plataforma Arbo www.arbo.org.br.

A Arbo foi idealizada pela Direção Nacional do IAB, a partir da parceira com a Fundação Bernard van Leer, que estimulou a publicação do primeiro edital de seleção de projetos de Boas Práticas da Primeira Infância. Para o IAB, potencializar a participação das crianças em idade de primeira infância no meio urbano fortalece seu protagonismo no debate público e alerta sobre a importância de sensibilizar esses indivíduos sobre seu papel como sujeitos ativos na construção de uma sociedade mais justa.

“Atualmente, a plataforma conta com 63 projetos e a ideia é estar em constante atualização a cada novo projeto compartilhado. Começamos em fevereiro de 2021, organizando oficinas de conceituação e reuniões para definir o nome e o desenvolvimento da plataforma em si”, informa Pedro Rossi, conselheiro superior do IAB e coordenador técnico do projeto IAB/Urban95. Ele conta que o nome simples e sonoro, surgiu a partir do conceito visual biomimético de uma árvore frondosa, com numerosos galhos, que se ramificam nas mais diversas direções e perspectivas.

A proposta da Arbo é reunir projetos, pesquisas e documentos nas diferentes áreas de conhecimento e aplicação da arquitetura como projetos que atuem sobre a primeira infância, a qualidade dos espaços públicos, a mobilidade urbana, o meio ambiente e a habitação de interesse social. Todos vinculados ao atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da implantação da Nova Agenda Urbana difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As inscrições de projetos na plataforma são abertas para o público em geral, desde que atendam aos requisitos de cada edital. Entre em contato com a equipe Arbo através do e-mail: plataforma@arbo.org.br