Pela primeira vez, depois de eleita presidente do IAB, a arquiteta Maria Elisa Baptista esteve em Brasília, entre os dias 14 e 15 de dezembro. Na agenda, uma visita ao arquivo nacional do Instituto e à sede do Departamento do Distrito Federal, onde a presidente pode consultar os cadernos de atas de 1921. “Uma preciosidade que revela as primeiras ações dos arquitetos reunidos no Rio de Janeiro, fato celebrado neste Centenário, e o livro de honra, registro dos nomes homenageados ao longo da história do Instituto”, destaca Maria Elisa.

“Com a abertura desse arquivo, podemos ter maior conhecimento das honrarias que o IAB já concedeu a figuras importantes que contribuíram para o nosso campo da profissão”, informou Luiz Sarmento, diretor cultural do IAB. “Isso nos motivou a planejar a retomada das medalhas e outras premiações. É uma pesquisa interessante que está sendo atualizada”, complementou.

Na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Maria Elisa participou de reunião com a presidente Nádia Somekh e com a presidente do IAB DF Heloísa Moura, que trataram sobre a sede conjunta do IAB DF e do CAU BR.

O encontro também contou com a participação do diretor cultural Luiz Sarmento e das arquitetas Laís Petra, vice-presidente região centro-oeste e Luiza Coelho, vice-presidente de ações afirmativas. A pauta da reunião ainda abordou os avanços no planejamento de ações de 2022. “Verificamos a urgência da organização dos acervos de arquitetura, pois sabemos que esses documentos têm grande importância para a história da arquitetura e urbanismo brasileiro”, destacaram os diretores.

No dia seguinte, a presidente do IAB participou da reunião de encerramento das atividades do CEAU, ocasião em que foi aprovada a proposta de realização da primeira reunião do conselho, no mês de janeiro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Neste evento na capital fluminense ainda irá ocorrer a entrega do 1ª Premiação Nacional do IAB.

Outro momento importante na agenda de Maria Elisa foi a reunião com o arquiteto Morais de Castro, conselheiro superior do IAB e conselheiro representante do IAB na União Internacional de Arquitetos.

No Dia do Arquiteto, foi a vez da presidente do IAB participar do evento organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) no Hotel Nacional. O encontro serviu para um extenso balanço das ações realizadas em benefício dos arquitetos e urbanistas e da sociedade neste ano.