Home 9 acompanhe 9 Mais conteúdo e interação global

Mais conteúdo e interação global

por | jul 6, 2021 | acompanhe, notícias

No formato digital, 27º Congresso Mundial de Arquitetos tem programação ampliada e atrai participantes do mundo inteiro

Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21. O tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO reflete o que tem sido o evento: no ambiente digital, a programação foi ampliada, inclui palestrantes de todos os continentes, e alcança também uma audiência global inédita – já são mais de 40 mil participantes, de 160 países. Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo se reúnem para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida e para um mundo mais justo e sustentável.

“O maior fórum mundial da Arquitetura e do Urbanismo, o UIA2021RIO pretende ser um evento transformador para os arquitetos, induzindo mudanças de rumo na profissão, novos compromissos por um mundo melhor, atenção ao ambiente, ao clima, à redução das desigualdades intraurbanas”, comenta Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO.

Magalhães destaca ainda que a crise enfrentada atualmente no mundo todo evidenciou a interdependência entre economia, política, sociedade, ambiente, cidade. Interdependência que foi, premonitoriamente, indicada no tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. “Mais do que nunca, temos a compreensão de que vivemos a mesma era e compartilhamos o mesmo planeta”, observa o arquiteto.

No total, serão mais de 100 atividades. Outra vantagem é que o conteúdo não está concentrado em cinco dias. O evento teve seu início em março com extensa programação prevista até o mês de julho, 100% digital, acessível em todos os continentes, trilíngue, cobrindo os quatro eixos temáticos. Alguns conteúdos são disponibilizados de forma aberta, por prazo restrito. Depois serão exclusivos dos Congressistas que terão acesso ao conteúdo do evento por dois anos.

Arquitetura todo o dia!

Em sua plataforma exclusiva (https://www.uia2021rio.archi/) o UIA2021RIO tem disponibilizado aos congressistas um grande volume de conteúdos da mais alta qualidade. Para que os arquitetos não percam nenhuma das palestras ou debates, o evento disponibilizou uma programação sugerindo atividades diárias como as ArchiTalks, semanas gratuitas, atividades culturais e ainda aquelas promovidas pelos parceiros do UIA2021RIO.

Diariamente, no Instagram do UIA2021RIO (https://www.instagram.com/uia2021rio/), acontecem bate-papos informais sobre os temas das ArchiTalks, às 19h07. E às quintas-feiras, somente para os inscritos no UIA2021RIO, é realizada uma conversa com a participação de palestrantes, das 18h30 às 20 horas. O link para essa live é enviado aos inscritos por e-mail, uma hora antes da abertura da sala. Nas semanas gratuitas o evento disponibiliza um chat em todas as atividades. Os comentários e perguntas feitos durante os debates são encaminhados para discussão na Live da Semana.

Carta do Rio de Janeiro em discussão no UIA
O 27º UIA foi tema central da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 2017, que objetivou cumprir a agenda oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e discutir e encaminhar as questões que envolvem a Arquitetura e Urbanismo no amplo tema do evento internacional.
Assim, foi desenvolvida a Carta do Rio de Janeiro, que destaca que a cidade, no mundo contemporâneo, é um lugar privilegiado pelo conhecimento e inovação, espaço estratégico das maiores invenções. No entanto, baseando-nos apenas em projeções de tendências, vivemos numa época de escasso protagonismo e manipulação das tragédias.

Os debates previstos na programação do UIA2021RIO têm quatro principais eixos de discussão:

1. Fragilidades e Desigualdades
As transformações ocorridas na humanidade com rapidez surpreendente causaram nas cidades contemporâneas formas de ocupação inadequadas que exigem soluções inovadoras o nos obrigam a novas formas de atuação.

2. Mudanças climáticas, tecnológicas e sociais
Discutir as mudanças de Todos os Mundos, bem como seus reflexos na Arquitetura e Urbanismo a partir destas dimensões.

3. Transitoriedade e fluxos
Quais as contribuições da Arquitetura e Urbanismo contra as pressões e consequências prementes sobre o território, causadas pelos fluxos migratórios de todas as grandezas?

4. Dimensão Cultural
Estabelecimento de políticas e processos de acolhimento no sentido mais amplo das diversas identidades culturais, uma vez que já temos atualmente as bases para uma vida planetária, transnacional e transgeográfica.

Para conferir a programação completa: CLIQUE AQUI: https://www.uia2021rio.archi/registro/

Para realizar sua inscrição: CLIQUE AQUI: www.uia2021rio.archi/saude-e-arquitetura-eventos-preparatorios-para-grande-seminario-em-julho