IAB participa de reunião com Ministério da Cultura para indicação de nomes ao Conselho Nacional de Incentivo à Cultura

O presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida, participou nesta quinta-feira, 26, de reunião do Ministério da Cultura (MinC) sobre o processo de escolha dos representantes das entidades que vão compor o Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

A reunião, realizada em formato online, teve como objetivo definir os nomes indicados ao CNIC no segmento denominado Patrimônio Cultural, que engloba os patrimônios histórico, material e imaterial, arquitetônico, arqueológico, museológico, arquivístico e demais expressões correlatas. As indicações serão submetidas à aprovação da ministra Margareth Menezes.

Das cinco indicações realizadas pelo IAB, duas foram selecionadas para seguirem à apreciação ministerial: Ana Elisabeth Bittencourt de Almeida, arquiteta e urbanista, representando o IAB Pará (Região Norte); e Fabiano de Melo Duarte Rocha, arquiteto e urbanista, representando o IAB Paraíba (Região Nordeste).

Para as demais regiões, foram selecionados representantes de outras quatro instituições. Ao todo, serão encaminhadas seis indicações, que resultarão na escolha, pela Ministra, de três representantes.

Também foi aprovada a indicação do IAB da arquiteta e urbanista Daniela Cristina Dias de Santana, do IAB São Paulo, para o segmento voltado ao combate às discriminações.

Os nomes indicados ao MinC pelo IAB foram primeiramente aprovados pelo Conselho Superior da entidade durante seu 180º encontro realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho em São Luís (MA). Das seis indicações, três seguem agora para apreciação da Ministra da Cultura.

“A participação do IAB no processo reforça seu compromisso institucional com a preservação da memória, valorização do patrimônio cultural brasileiro e promoção da diversidade, além de contribuir ativamente para a construção de políticas públicas democráticas e representativas no campo da cultura”, ressalta o presidente nacional, Odilo Almeida.