O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) esteve presente com sua delegação na Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), realizada em Kuala Lumpur, capital da Malásia, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. Organizada anualmente em um país integrante diferente, a assembleia se reúne para deliberar sobre questões de relevância socioeconômica e também sobre assuntos institucionais.
O momento foi propício ao intercâmbio entre arquitetos representantes do Brasil e de diversos países. O IAB foi representado no evento pelo presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida; pelo conselheiro do IAB Carlos Lucas Mali; pela vice-presidente regional do IAB para a região Sudeste, Marcela Abla; pelo delegado Cid Blanco; além do vice-presidente da UIA para as Américas, Nivaldo Andrade, ex-presidente nacional do IAB.
Entre os assuntos discutidos e aprovados, estiveram alterações estatutárias, com o objetivo de garantir maior transparência e continuidade das ações, e o aumento da duração do mandato das próximas gestões de três para quatro anos, juntamente com a realização de um Seminário Internacional e de um Congresso Mundial a cada dois anos.
Também foram aprovadas, por aclamação, a realização do Seminário Internacional da UIA na Índia em 2027 e uma moção dos países árabes contra a guerra de Israel em Gaza e no Líbano. Moção de igual teor foi aprovada pelo 176º COSU em outubro de 2022, em Brasília (DF).
Já dos dias 15 a 17 de novembro, na mesma cidade, a UIA promoveu o fórum “Diversicidade para a Humanidade e o Crescimento Sustentável”. O evento teve como propósito fornecer oportunidades para o público, dentre arquitetos, planejadores urbanos e formuladores de políticas, de participarem de uma série de programas que revigoram a discussão sobre cultura, patrimônio, sustentabilidade, equidade e ecologia para alcançar a humanidade e o crescimento sustentável.