
Odilo Almeida Filho, Presidente Nacional do IAB. Jader Barbalho Filho, Ministro das Cidades.
O presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida Filho, entregou nesta segunda-feira (10) ao Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, três documentos com contribuições da arquitetura e do urbanismo à COP30, em evento na Zona Azul.
Os textos reúnem diretrizes e propostas para uma Agenda Urbana Mundial com Justiça Climática, resultado de processos participativos realizados pelo IAB em 2025.
O primeiro, a Carta de São Luís para a COP30, aprovada no seminário internacional realizado em parceria com a UIA, FPAA e CIALP, defende o papel central das cidades no enfrentamento da crise climática.
O segundo, “Extremos: Arquiteturas para um Mundo Quente”, resume debates da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo sobre adaptação urbana e resiliência ambiental.
O terceiro, “Ordenamento do território, desafios climáticos e moradia digna”, propõe integrar políticas de habitação, território e adaptação climática.
Segundo Odilo Almeida, as propostas expressam “o compromisso da arquitetura brasileira com soluções urbanas que conciliem desenvolvimento, sustentabilidade e justiça social”.
O ministro destacou a relevância da parceria com o IAB nas políticas urbanas sustentáveis, especialmente no Programa Periferia Viva e nas Soluções Baseadas na Natureza (SBN).
A iniciativa consolida o protagonismo do IAB nas discussões internacionais sobre o futuro das cidades e na COP30.
