Entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, em Kuala Lumpur, Malásia, ocorreu a Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), ocasião em que representantes do Brasil e da França discutiram a proposta da Ordem de Arquitetos da França ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de um seminário internacional preparatório para a COP30, evento mundial que será realizado em novembro de 2025, em Belém do Pará.
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, evento de grande relevância para o combate às mudanças climáticas e para a promoção de políticas globais de sustentabilidade.
O IAB propôs a realização do seminário no primeiro semestre de 2025 na cidade de São Luís, Maranhão. São Luís foi escolhida como um local simbólico devido à sua história com a colonização francesa e ao fato de que, em 2025, será comemorado o Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil. A cidade, que foi fundada pelos franceses em 1612 e possui um Centro Histórico tombado pela UNESCO, oferece um ambiente ideal para discussões sobre sustentabilidade e patrimônio, temas que serão abordados durante o seminário.
Os arquitetos franceses demonstraram simpatia pela proposta, revelando interesse na colaboração com os brasileiros para a realização do seminário. Eles também expressaram o desejo de que os resultados do evento tenham destaque durante a COP30, a ser realizada em Belém do Pará, como parte do esforço para promover a sustentabilidade e as boas práticas de arquitetura.
Participaram do encontro os representantes do Brasil na UIA: o presidente nacional do IAB, Odilo Almeida, o membro do Conselho Superior do IAB, Carlos Lucas Mali, e a vice-presidente do IAB da Região Sudeste, Marcela Abla. Também participaram representantes da Ordem dos Arquitetos da França, Baptiste Gibert e Philippe Capelier. A reunião foi mediada pelo secretário-geral da UIA, arquiteto Rui Leão, de Macau, na China.
As comemorações do Ano do Brasil na França e o Ano da França no Brasil foram iniciadas, em dezembro de 2023, entre o presidente nacional do IAB e o embaixador Laudemar Aguiar, em audiência no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
O seminário internacional irá propor soluções inovadoras para os desafios urbanos e ambientais globais, inserindo os arquitetos nas discussões da COP30 e na formulação de propostas para um futuro mais sustentável.