O Presidente Nacional do IAB Odilo Almeida Filho e o Conselheiro Vitalício Gilson Paranhos participaram de audiência no Ministério das Relações Exteriores, na quinta feira, 08.02.2024, ocasião em que foram recebidos pelo Embaixador Laudemar Aguiar, Secretário de Promoção Comercial e Cultural, por Marco Antônio Nakata, Diretor do Instituto Guimarães Rosa e Igor Trabuco Bandeira, Chefe de Divisão do Instituto Guimarães Rosa, funcionários do Ministério.

Na ocasião, o presidente do IAB lembrou dos 98 anos de parcerias com o Itamaraty, fez um balanço positivo da cooperação entre as duas instituições e propôs a renovação e aperfeiçoamento dessas parcerias para os próximos anos. Em resposta, o Embaixador, já de início, propôs a comemoração, em 2026, do centenário das relações entre o IAB e o Ministério com a edição de livro e exposição internacional dos projetos arquitetônicos dos edifícios da instituição elaborados por arquitetos brasileiros como o Palácio do Itamaraty, as sedes das embaixadas do Brasil no exterior e os pavilhões de arquitetura em eventos internacionais.

Laudemar Aguiar destacou a necessidade de uma maior divulgação no exterior da produção arquitetônica mais recente que, a seu ver, tem sido pouco difundida. Em resposta Odilo Almeida informou sobre o Prêmio IAB de Arquitetura, que, só em 2023, contou com 476 trabalhos inscritos, que já realizou sua etapa estadual e encontra-se na etapa nacional. Propôs uma parceria para a edição de livro e exposição dos trabalhos vencedores em eventos internacionais, que contou com o apoio do Embaixador mediante a apresentação de proposta para a análise do Ministério.

Laudemar Aguiar reafirmou o interesse do Itamaraty na continuidade da cooperação secular com o IAB para a promoção e a difusão da cultura arquitetônica brasileira, oferecendo o apoio do Ministério em exposições, congressos e feiras internacionais, a serem avaliadas caso a caso. Para 2025, quando será comemorado o ano da França no Brasil, o Embaixador comprometeu-se em promover a integração dessas comemorações com o XXII Congresso Brasileiro de Arquitetos, que será organizado pelo IAB.

Por fim, o Ministério renovou o seu importante apoio institucional para as iniciativas do IAB perante agentes públicos e privados nacionais em eventos no exterior, no apoio às 22 (vinte e duas) representações internacionais do IAB na União Internacional de Arquitetos- UIA, na Federação Panamericana de Associações de Arquitetos- FPAA e no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa- CIALP, ratificando o reconhecimento do Itamaraty pelo relevante papel internacional desempenhado pelo IAB em prol da arquitetura brasileira.