Celebramos hoje (26) os 103 anos de existência do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, uma instituição que se tornou sinônimo de comprometimento e dedicação à valorização da arquitetura e à defesa incansável dos profissionais.

O presidente do Instituto, Odilo Almeida, destaca a importância de um IAB capaz de enfrentar os desafios do passado e do presente:

Odilo Almeida – Presidente do IAB

“Hoje, dia 26 de janeiro, comemoramos 103 anos de existência do Instituto de Arquitetos do Brasil – o IAB. São 103 anos de dedicação à defesa de nossa categoria e da arquitetura brasileira.

Em mais de um século de existência, nosso Instituto se dedicou, representou e defendeu pautas que vão além do cotidiano profissional, aliando lutas da categoria com o interesse público e conquistando, com nosso trabalho, mais espaço e relevância.

Juntos, atravessamos tempos de avanços e de retrocessos econômicos, regimes democráticos e ditatoriais e, como resultado, consolidamos o IAB como uma das principais instituições da sociedade civil do Brasil. País este que viveu momentos sombrios e que, neles, contou com a força de homens e mulheres que um dia comandaram nosso Instituto e que lutaram pela construção e manutenção de um Estado democrático de direito.

Nossa história se confunde com a história moderna do Brasil e conta para a sociedade como evoluímos em projetos, propostas e realizações de extrema relevância para a categoria e suas necessidades. Por isso, neste mais de um século de história, o compromisso do IAB tem sido com os atuais e futuros profissionais, com a sociedade da qual participamos e com a que queremos construir.

Em nome do IAB, agradecemos a todos que fazem parte dessa história e convidamos aqueles que ainda não conhecem o Instituto a se aproximarem, para que, juntos, possamos avançar em nossas lutas pelos arquitetos, arquitetas e urbanistas de todo o Brasil”.