IAB assume em setembro representação em câmara do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima

Reunião do CIM em Brasília realizada em setembro de 2023

O presidente nacional do IAB, arquiteto Odilo Almeida, assumirá em setembro representação na Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CPS-CIM).

Criada por decreto em 2024, o colegiado atua como uma instância consultiva, com o objetivo de incluir a participação da sociedade civil e do setor privado na formulação e no monitoramento de políticas climáticas.

O CPS-CIM é composto por 24 integrantes titulares e 24 suplentes. O IAB foi designado como suplente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A primeira reunião ordinária será realizada no dia 02 de setembro, por videoconferência. Já no dia 10 de setembro, os integrantes participam em Brasília do lançamento oficial das Câmaras do CIM, que faz parte da programação do seminário “A Governança Climática que o Brasil Precisa”.

O processo de seleção dos membros levou em conta a atuação das instituições e o currículo de seus representantes e foi conduzido por representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Casa Civil e da Secretaria-Geral da Presidência da República. A composição final da CPS-CIM foi aprovada em 24 de julho de 2025, conforme Resolução SUBEX/CIM nº 6. Os membros foram escolhidos para um mandato de dois anos, seguindo o Edital nº 01/2025/CIM, publicado em 11 de abril de 2025.

As atribuições da CPS-CIM incluem encaminhar propostas ao Subcomitê Executivo (Subex) e ao Pleno de Ministros do Comitê para o aprimoramento, elaboração e implementação de instrumentos e políticas setoriais e transversais sobre mudança do clima, como as estratégias de mitigação e adaptação do Plano Nacional sobre Mudança do Clima. A coordenação da Câmara é responsabilidade do Coordenador-Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima.