Por Sabrina Ortácio

Seleção de fotos em preto e branco fazem parte do grande arquivo “Viajar o Brasil”

A arquiteta e urbanista e também fotógrafa especializada em arquitetura, Joana França, presenteou o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com uma exposição virtual de seu grande arquivo “Viajar o Brasil”. A mostra está disponível no novo site da entidade www.iab.org.br que entrou no ar no mês de julho, com muitas novidades.

“É uma honra para nós do IAB podermos lançar nosso novo site com fotos gentilmente cedidas por Joana França, a mais proeminente fotógrafa de arquitetura do país e colaboradora dedicada de nossa entidade. As fotos de Joana inauguram um espaço virtual em que pretendemos expor permanentemente a arquitetura e o urbanismo do Brasil”, destaca Luiz Eduardo Sarmento, diretor Cultural do IAB

Joana conta que o compilado de fotos, tratadas em preto e branco, são olhares de diversas regiões brasileiras feitas ao longo de sua trajetória profissional.  As imagens selecionadas são de espaços urbanos e prédios marcantes na arquitetura brasileira.

“Como viajo por todo o Brasil a trabalho, aproveito também essas ocasiões para fazer registros da arquitetura local”, conta. Embora, algumas das fotos selecionadas por Joana tenham sido produzidas durante seus passeios em momentos de lazer. É um costume, não tem hora nem lugar, o olhar de Joana está sempre atento aos bons ângulos. Em cada lugar por onde passa busca imagens de prédios icônicos e relevantes.

Joana é natural de Brasília, e por isso que em seu trabalho podemos encontrar lindos registros dos prédios que integram as famosas superquadras nas Asa Norte e Asa Sul da capital federal, além de outras cidades e regiões nos arredores, cada uma com suas características urbanas.

Joana França é formada em arquitetura pela Universidade de Brasília em 2003 e estudou fotografia no International Center of Photography, em Nova Iorque. Desde então dedica-se à fotografia de arquitetura e de cidades.

Ao longo de sua trajetória, vem trabalhando em parceria com arquitetos e editoras na documentação da recente produção arquitetônica brasileira e de seu patrimônio moderno.

Com seu trabalho autoral participa de exposições, com destaque para as individuais Brasilia: 50 Years Exhibit, na Cornell University, em 2010, e L’Architecture de Brasilia et Oscar Niemeyer, na Maison du Brésil, em Paris, 2017.

Entre outras publicações, fotografou para o Guia das Obras de Oscar Niemeyer — Brasília 50 Anos, editado pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. E em 2011 produziu o guia de arquitetura de Brasília criado para o 9º Seminário Internacional DOCOMOMO. Internacionalmente, colaborou com o Architectural Guide Brazil, da editora alemã Dom Publishers, de 2013.

Saiba mais: https://www.joanafranca.com/

 

  • ©2011 Joana Franca