Por Sabrina Ortácio

Na 172ª Reunião do COSU realizada na semana passada no Rio de Janeiro, a equipe do Projeto Urban95 formada pelos arquitetos e urbanistas Pedro Rossi e Aída Pontes, e a estagiária Viviane Almeida, apresentaram para os conselheiros um resumo da 1ª etapa do projeto e o início da 2ª etapa, assim como os objetivos.

Durante a apresentação, a arquiteta e urbanista Izabela Lima, coordenadora local da cidade de Sobral (CE), entrou online na reunião e apresentou ao vivo a oficina que estava sendo realizada no território de Sobral, uma das três cidades de intervenção nesta 2ª etapa. “Foi um momento que emocionou os conselheiros, fazendo com que todos entendessem a importância da iniciativa”, destaca Aída Pontes, consultora do projeto. “Ao final tivemos relatos comovidos sobre o impacto do Projeto Urban95 nas cidades e para a Direção do IAB”.

As presidentes Maria Elisa Baptista (IAB) e Nadia Somekh (CAU/BR), receberam livros do projeto dos arquitetos Pedro Rossi e Aída Pontes.


Oficinas para a criançada

No sábado (15/10) foi a vez das crianças aproveitarem as oficinas de origem afro-brasileira organizadas pelo coletivo Quilombo Etu, com coordenação de Pâmela Carvalho. O evento aberto ao público, tinha seu foco na participação de crianças de todo o Rio de Janeiro, tendo em vista a importância de inseri-las nas discussões a respeito da cidade dentro dos espaços democráticos.

No turno da manhã, Jessica Castro ministrou a oficina de jongo, e a equipe do projeto Urban 95, apresentou o jogo de ferramentas aos cuidadores presentes. Já a tarde, o ABC Toca juntamente com o Quilombo Etu trouxeram a oficina de percussão, danças populares e letramento racial . Além disso, as crianças participaram de uma oficina de estandarte no final do dia, ministrada por Carlos Marra.

“Vale ressaltar que a presença dos pequenos durante o COSU é um fato inédito, trazendo a pauta da primeira infância na vivência de todos os presentes. Participaram crianças da região do Flamengo e Santa Teresa, filhos, filhas, netos e netas dos conselheiros, e os demais presentes que se somaram nesta festa”, relata Aída Pontes.

Fotografia: Rafael Magalhães