Lideranças das principais entidades representativas de arquitetos e urbanistas brasileiros uniram-se em apoio ao Projeto +arquitetos, que prevê a contratação de um profissional a cada 20 mil habitantes em municípios brasileiros. A proposta foi apresentada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Alagoas (IAB/AL) e subscrita por autoridades de diferentes regiões do país: Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA).

A intenção é incluir o tema no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024/2027 e abrir debate com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre políticas públicas que permitam à população acesso a saneamento, moradia digna e a todos os benefícios que advém dessas conquistas. É possível votar na proposta acessando o link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/391

Na tentativa de mobilizar a população para o efeito catalisador da iniciativa, as entidades emitiram manifesto nesta terça-feira (13/06), enviado a parlamentares, autoridades, universidades e organizações sociais. “Ao exercerem seu ofício, esses profissionais espessam o tecido social e têm o poder de levar à base da sociedade os direitos fundamentais apregoados por políticas de governo democráticas e inclusivas como a defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, defende o documento.

A mobilização busca votos para o projeto, que está em consulta pública pelo portal Brasil Participativo. Autores das cinco propostas mais votadas até 14 de julho serão convidados para o 3º Fórum Interconselhos, para debatê-las na presença do presidente. “Temos a convicção de que um Brasil forte e independente passa por cidades humanas, que permitam a convivência em áreas públicas, o direito de ir e vir, acesso à saúde dentro e fora de casa, transporte público digno e espaços que promovam a essência da democracia: o diálogo”, afirma o manifesto.

Para votar clique no link a seguir: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/391