Condolências do IAB pela perda do arquiteto Kongjian Yu

Em nome do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, dos seus conselheiros, dirigentes e da comunidade arquitetônica brasileira, expressamos nossa mais profunda consternação e pesar pelo trágico falecimento do Arquiteto Kongjian Yu.

A notícia do acidente aéreo na região do Pantanal brasileiro nos chocou e entristeceu profundamente.

Para a China, o Brasil e o mundo, Kongjian Yu era um arquiteto à frente de seu tempo.Sua visão inovadora do planejamento urbano, materializada no conceito de “cidades-esponja”, representa uma das mais importantes contribuições à arquitetura paisagística e à resiliência climática de nosso século. Seu legado é uma bússola para o futuro das cidades.

O IAB sentiu-se imensamente honrado com a sua recente presença na 14a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, integrando-se à delegação chinesa coordenada pela ASC em visita ao Brasil, a convite do nosso Instituto. Seu engajamento com a realidade brasileira e sua busca por conhecimento no Pantanal sublinham sua inabalável dedicação à sua missão, que nos inspirava a todos.

Neste momento de luto, a comunidade global de arquitetura se une à The Architectural Society of China e à família para honrar a memória de Kongjian Yu. O seu trabalho persistirá como um farol de inovação e sustentabilidade. Que as lembranças e o imenso orgulho de sua trajetória tragam conforto e força. Com os mais profundos sentimentos de respeito e solidariedade, subscrevemo-nos.