Na Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), ocorrida em Kuala Lumpur, Malásia, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, os arquitetos representantes do Brasil tiveram a oportunidade de promover intercâmbios com representantes de diversos países e organizações.
Discussões sobre práticas profissionais, em temas como honorários profissionais, escopos de serviços, licitações, aprovações de projetos, formação profissional e eventos, foram objeto de reuniões individuais dos arquitetos brasileiros com representantes de diversos países, como Malásia, Uruguai, Peru, Hong Kong, Macau, Espanha, Japão e outros.
Questões ligadas às relações institucionais entre os países membros da UIA foram tratadas com a presidente da UIA, Regina Gonthier (Suíça); o ex-presidente José Luis (México); o secretário-geral Rui Leão (Macau); e os vice-presidentes Vity Claude Nsalambi (África) e Nivaldo Andrade (Brasil).
A Assembleia Geral da UIA acontece periodicamente em diferentes países e envolve 126 nações e territórios. Neste ano, a delegação brasileira foi formada por Odilo Almeida, Marcela Abla, Lucas Mali e Cid Blanco.
A reunião deliberou por alterações estatutárias que irão garantir maior transparência e continuidade das ações. Foi aprovado o aumento da duração do mandato das próximas gestões de 3 para 4 anos, juntamente com a realização de um Seminário Internacional e um Congresso Mundial, a cada dois anos.