Arquitetos representantes do Brasil participam de Assembleia da UIA, em Kuala Lumpur, Malásia.

Entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024, ocorreu em Kuala Lumpur, Malásia, a Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), que contou com a presença de delegações de mais de 80 países.

A reunião deliberou por alterações estatutárias que irão garantir maior transparência e continuidade das ações. Foi aprovado o aumento da duração do mandato das próximas gestões de 3 para 4 anos, juntamente com a realização de um Seminário Internacional e um Congresso Mundial, a cada dois anos, cujos prazos irão coincidir com a duração dos mandatos.

A proposta de mudança da sede da UIA de Paris, na França, para Lausanne, na Suíça, não foi aprovada. Apesar de obter 65% dos votos, a proposta não atingiu os 2/3 (66,67%) necessários para aprovação.

Também foram aprovadas, por aclamação, a realização do Seminário Internacional da UIA, na Índia, em 2027, e uma moção dos países árabes contra a guerra de Israel em Gaza e no Líbano. Moção de igual teor havia sido aprovada pelo 176º COSU, em outubro de 2022, em Brasília, DF.

Dentre os países que participaram da Assembleia, o Brasil foi representado pelo presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida; pelo conselheiro do IAB Carlos Lucas Mali; pela vice-presidente regional do IAB para a região Sudeste, Marcela Abla; pelo delegado Cid Blanco; além do vice-presidente da UIA para as Américas, Nivaldo Andrade, ex-presidente nacional do IAB.