O arquiteto Nivaldo Vieira de Andrade Júnior é o novo vice-presidente da regional das Américas da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Nivaldo foi escolhido durante a 29ª Assembleia Geral que ocorreu em Copenhagen (Dinamarca), logo após o 28º Congresso Mundial de Arquitetos, entre de 6 e 9 de julho. A assembleia também elegeu Regina Gonthier para a presidência da gestão 2023-2026. Atual presidente da Conferência Suíça de Arquitetos (CSA), Regina Gonthier é a terceira mulher a presidir a UIA nos seus 75 anos de história.

Nivaldo Andrade é doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da UFBA (FAUFBA) e professor nesta mesma universidade; e membro vitalício do Conselho Superior do IAB. Como vice-presidente das Américas, também fará parte do Conselho do UIA junto com a presidente eleita; o ex-presidente da gestão anterior, o mexicano José Luis Cortès; o Secretário Geral, Rui Leão (presidente do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa -CIALP e da Docomomo Macau-CN) e o Tesoureiro, Seif Allah Alnaga (Egito).

A UIA é a organização global de arquitetura reconhecida pela maioria das agências das Nações Unidas, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). As cinco regionais da UIA abrangem as Américas; Europa Ocidental; Europa Central e Oriental e Oriente Médio; Ásia e Oceania; e África. Além das Américas, a regional africana também será presidida por um representante de um país com idioma oficial português: Vity Claude Nsalambi, de Angola.

Confira a nominata dos conselheiros de cada regional:

Região I – Europa Ocidental
I Vice-Presidente: Teresa Táboas Veleiro (Espanha)
Daniel Fügenschuh (Áustria)
Lionel Dunet (França)
Carmela Cannarella (Itália)
Paula Huotelin (Seção Nórdica)

Região II – Europa Central e Oriental e Oriente Médio
II Vice-Presidente: Jerzy Grochulski (Polônia)
Oleg Halman (Checa)
Fani Vavali-Tsinika (Grécia)
Lázló Mikó (Hungria)
Aysen Ciravoglu (Turquia)

Região III – As Américas
III Vice-Presidente: Nivaldo Andrade (Brasil)
Jadile Baza Apud (Chile)
Augusto Ballen Rey (Colômbia)
Andrea Coto Martinez (Costa Rica)
Marco Vergara Vázquez (México)

Região IV – Ásia e Oceania
IV Vice-presidente: Zhang Li (China)
Richard Kirk (Austrália)
George Kunihiro (China)
Debatosh Sahu (Japão)
Young-Keun Han (Coréia do Sul)

Região V – África
V Vice-Presidente Região: Vity Claude Nsalambi (Angola)
Hayatte Ndiaye (Chade)
Mugure Njendu (Quênia)
Mohamed Sahby Gorgi (Tunísia)
Jacinta Bishanga Kabarungi  (Uganda)

Fonte de Informação: CAU/BR-  https://caubr.gov.br/arquiteto-brasileiro-nivaldo-andrade-e-o-novo-vice-presidente-das-americas-para-a-uia/