Arquitetos representantes do Brasil e China na UIA debatem intercâmbio de ações

No dia 18 de novembro de 2024, durante a Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA) em Kuala Lumpur, Malásia, a delegação brasileira realizou um encontro com o secretário-geral da Associação de Arquitetos da China, Li Cun Dong e o secretário-geral da UIA, Rui Leão. Representando o Brasil, estiveram presentes o presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Odilo Almeida, e o conselheiro Carlos Lucas Mali.

Na reunião, discutiu-se a continuidade das ações de cooperação entre o IAB e a Associação de Arquitetos da China, iniciada anteriormente, que incluiu convite ao presidente da entidade chinesa para visitar o Brasil em 2025. O convidado terá a oportunidade de participar de dois grandes eventos promovidos pelo IAB: o seminário preparatório para a COP30, que está previsto para São Luís do Maranhão no primeiro semestre, e a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, programada para outubro e novembro do próximo ano.

O encontro reforçou o interesse mútuo de estreitar laços entre Brasil e China, para além das relações econômicas, estendendo-se ao campo da arquitetura e urbanismo, com destaque para o papel estratégico da colaboração internacional em iniciativas para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Além disso, o secretário-geral da Associação de Arquitetos da China ressaltou o desejo de receber os arquitetos brasileiros na China, em uma visita recíproca, e no Congresso Mundial de Arquitetos, previsto para 2029 em Pequim, cuja candidatura contou com o apoio do Brasil.

Delegação brasileira realizou um encontro com o secretário-geral da Associação de Arquitetos da China, Li Cun Dong e o secretário-geral da UIA, Rui Leão.