Patrimônio em risco em Chapecó

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) se solidariza com o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Catarina e com o Docomomo na defesa do legado do arquiteto João da Gama Figueiras Lima, conhecido como Lelé. Para a entidade é fundamental participar das ações de enfrentamento às ameaças ao patrimônio cultural brasileiro. Por isso, repudia a demolição do CAIC na cidade de Chapecó, em Santa Catarina,

Lelé notadamente desenvolveu e aprimorou continuamente soluções arquitetônicas e construtivas ao longo de sua vida como arquiteto construtor e a relevância da sua obra ainda está para ser devidamente reconhecida.

O DOCOMOMO Brasil na gestão 2022/2023 enviou no dia 26 de agosto um oficio ao prefeito do município catarinense para expor e ratificar o repúdio em relação à iminente demolição do CAIC de Chapecó face às ameaças de sua integridade e autenticidade.

A carta destaca que a iminente demolição do CAIC de Chapecó, assim como as constantes descaracterizações e alterações dos CAICs Brasil afora, reforça a importância de políticas sólidas no âmbito da preservação da arquitetura brasileira de relevante valor.

O ofício diz ainda que o programa e os primeiros protótipos destes edifícios são de autoria do arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, também conhecido como Lelé, a partir de iniciativa do governo federal por solicitação de Darcy Ribeiro, na década de 1990. O propósito era a execução de 5.000 unidades em todo o país. O projeto de industrialização dos componentes, implantação das fábricas e execução dos componentes mobilizou arquitetos, engenheiros, técnicos e operários altamente especializados, constituindo experiência significativa na história da arquitetura e tecnologia pré-fabricação para além das nossas fronteiras.

Lelé tinha um entendimento muito grande do dever do arquiteto para com a sociedade e na sua trajetória montou fábricas e produziu arquiteturas em comunidades carentes nas periferias mais desprovidas das cidades. Dedicou-se, na sua trajetória profissional, a encontrar resultados espaciais humanizados para os mais diversos programas de necessidades que à sua frente se desenhavam.

Leia a carta na íntegra: OFÍCIO 07-22 DOCOMOMO BR

Leia a carta do Fórum das Entidades: CAIC Chapecó Carta aberta Forum SC

Sobre o DOCOMOMO:
É uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, Eindhoven, na Holanda, que visa a documentação e conservação das obras do movimento moderno na arquitetura e no urbanismo. Com representações em mais de setenta países, é reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas, sendo inclusive uma organização assessora da UNESCO. Atualmente, está sediado na Faculdade de Arquitetura de Delft, na Holanda. O DOCOMOMO Brasil foi criado em 1992, estando atualmente sediado no Programa de Pós-Graduação em História da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – PB.