A União Internacional de Arquitetos (UIA) lançou o concurso de ideias estudantis de estágio único Great Green Wall aberto a todos os estudantes de arquitetura do mundo.
O objetivo da competição é destacar ideias de design inovadoras para fornecer moradias acessíveis simplificadas dentro da região de vida de 8.000 km de comprimento e 16 km de largura que se estende pela região do deserto de Sahel-Savanah, de Dakar a Djibuti, conhecida como a Grande Muralha Verde (GGW).
Esta competição foi iniciada pela Região V da UIA para envolver a comunidade global de estudantes de arquitetura no esforço de aproveitar os benefícios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a arquitetura a serviço da GGW. Em conjunto com os objetivos de longo prazo da Iniciativa, os estudantes de arquitetura são incentivados a aproveitar os benefícios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a responder às realidades das mudanças climáticas, criando habitações acessíveis e resilientes e habitabilidade rural sustentável, ao mesmo tempo em que rejuvenescem de forma sustentável a paisagem cultural e histórica.
Este concurso, realizado de acordo com o Regulamento Padrão da UNESCO para Concursos Internacionais e as recomendações de melhores práticas da UIA (Consulte: Guia do Concurso para Concursos de Design em Arquitetura e Áreas Afins ), é aprovado pela UIA.
GARANTA SUA INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI
Os organizadores realizarão videoconferências interativas para aumentar a consciência arquitetônica que servirá ao assentamento humano esperado em torno do GGW como um conceito para a sobrevivência humana em um mundo sob a crescente ameaça de catástrofe climática iminente. As videoconferências interativas online incluirão pelo menos quatro palestrantes para iluminar os tópicos do seminário que são múltiplos e diversos. A participação nesses seminários interativos on-line é preferencialmente uma etapa “consultiva” para a participação na competição.
TEMA E OBJETIVOS
A tarefa é uma proposta de projeto para uma Habitação Sustentável para até 25 pessoas. Esta deve ser conceptualmente arranjada numa combinação de cerca de 5 fogos no sentido de um aglomerado de urbanização, enquanto uma habitação é apresentada com mais detalhe. Esta ampliação incluirá a definição do espaço comunitário/público como contexto da proposta de habitação. A habitação comunitária deve melhorar o desenvolvimento contínuo da porcentagem de vegetação ao redor do local selecionado.
Recomenda-se uma abordagem participativa no projeto para revisar o sistema de pátios/síntese cultural das muitas tribos ao longo do Sahel-Savanahshelterbelt. Um estudo mais aprofundado das culturas ao longo da região ajudará a propor soluções arquitetônicas para a civilização no cinturão GGW.
A competição incentiva os participantes a ver o meio ambiente como um recurso de design para inovação, por meio do uso de materiais sustentáveis e novas abordagens de design para investigações de mudanças. Espera-se que os participantes acionem muitas oportunidades e explorem abordagens orientadas a soluções para os desafios arquitetônicos indígenas. As oportunidades de aprendizado incluirão projetos que respondam às realidades das mudanças climáticas, ações climáticas, contextos peculiares no urbanismo e a criação de paisagens rurais produtivas sensíveis à cultura, levando em consideração a necessidade de abrigo acessível, habitação resiliente e habitabilidade sustentável no vigésimo primeiro ruralidade do séc.
ELEGIBILIDADE
A competição está aberta a todos os alunos matriculados em tempo integral de todo o mundo. Equipes multidisciplinares são permitidas e devem ser lideradas por um estudante de arquitetura. Os alunos participantes devem estar matriculados em uma escola de arquitetura no momento da inscrição.
MEMBROS DO JÚRI
- Gaetan Siew (Maurício), arquiteto, presidente do júri
- Daniel Balo (Hungria), arquiteto, jurado recomendado pela UIA
- Helena Sandman (Finlândia), arquiteta
- Francisco Rodriguez-Suarez (EUA), Professor de Arquitetura, Universidade de Illinois
- Zhang Yue (China) Professor de Arquitetura, Universidade de Tsinghua
Jurado Suplente
- Alba Alsina-Maqueda, (Espanha) arquiteta
DATAS IMPORTANTES
PRÊMIOS
- 1º prémio: 5000 Euros e um certificado
- 2º prémio: 4000 Euros e um certificado
- 3º prémio: 3000 Euros e um certificado
- 4º prémio: 2000 Euros e um certificado
- 5º prémio: 1000 Euros e um certificado
Saiba mais em: https://www.uia-architectes.org/en/competition/great-green-wall-single-stage-student-ideas-competition/