No dia 06 de maio, aconteceu em Sobral, no Ceará, a inauguração da intervenção temporária na travessa São Judas Tadeu, no bairro Sumaré.

Sobral é uma das cidades que compõe os territórios de atuação do projeto Urban95, que tem como objetivo assessorar os municípios na elaboração de políticas públicas e executar projetos de intervenção físico territorial voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças, facilitando o desenvolvimento de bairros mais amigáveis.

Para possibilitar o desenvolvimento e aplicação da proposta, o IAB contou com a imprescindível dedicação e apoio, ao qual manifestamos nossos sinceros votos de agradecimento, da Prefeitura do Município de Sobral, na pessoa do Prefeito Ivo Gomes e da Vice-prefeita Christianne Coelho; da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral, na pessoa da Secretária Marília Lima; da Secretaria do Trânsito e Transportes de Sobral, na pessoa do Secretário Kaio Dutra; e da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, na pessoa da Superintendente Úrsula Nóbrega.

E para que nossa proposta fosse do papel para as paredes, a inauguração da intervenção temporária contou com a super parceria da Coral, através do projeto “Tudo de Cor” que é desenvolvido pela empresa e abraça mais de 150 países. E, ainda, contamos com o apoio da Lafayete Tintas, que possibilitou o acesso ao material doado pela Coral no município de Sobral.

A ação integrou a programação do 174º COSU do IAB e Seminário Campelo Costa “Cidade, Patrimônio e Educação”, e teve o importante apoio e patrocínio da Prefeitura de Sobral, Uninta, Fied, Faculdade Luciano Feijão e Escritório Campelo Costa.

Como resultado, a intervenção entregou ao bairro do Sumaré um parque naturalizado com brinquedos feitos de podas de árvores, produzido e instalado pela AMA; um jardim sensorial; dois murais produzidos pelas crianças e instalados nas paredes por artistas com as tintas da Coral, além de painéis e pisos lúdicos.

E para celebrar o lindo trabalho de toda essa equipe, o evento contou com atividades promovidas pela Secretária de Esporte e Lazer de Sobral e Secretaria da Infraestrutura de Sobral, e, ainda, a valiosa contribuição dos artistas e da comunidade do Sumaré.

Nossos agradecimentos:

Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente:
Marília Lima – Secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente
Alana Figueiredo – Coordenadora de Planejamento Urbano
José Filizola – arquiteto e urbanista
Ana Lívia – Gerente da Célula de Diretrizes Urbanas da Coordenação de Planejamento Urbano
Lessa Golignac – Coordenador de Habitação e Regularização Fundiária
Larissa Portela – Assistente Técnico da Célula de Diretrizes Urbanas, da Coordenação de Planejamento Urbano da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente
Luana Rodrigues – Planejamento Habitacional

Secretaria do Trânsito e Transportes
Kaio Dutra – Secretário de Trânsito e Transporte
Igor Fernandes – Gerente de projetos de mobilidade
Paulo Ferreira – Assistente técnico do núcleo de educação da CMT
Ítalo Araújo – Gerente de estatística

Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral
Úrsula Nóbrega – Superintendente
José Prado – Assessor
Rosaldo Costa – Gerente do banco de mudas
Margareth Muniz Silva – Gerente de educação ambiental
Sarah Farias – Gerente de Educação Ambiental

Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Sobral
Eugênio Parceli – Secretário da Juventude, Esporte e Lazer
Tereza Cristina – Gerente de atividade e lazer

Secretaria da Infraestrutura de Sobral
David Bastos – Secretário de Infraestrutura

CEI
Jóina Espírito Santo – Diretora CEI Profa. Maria José Carneiro
Tereza Mara – Diretora CEI Irmã Anisia Rocha

CALTECH
Marcelo Cavalcante
Marcia Cavalcante
Edmundo Cavalcante

Equipe Coral:
Patrícia Lacerda – Analista Sustentabilidade PL (AkzoNobel)
Clodoaldo Aguiar – Gerente (Lafaiete Tintas)

Artistas
Tiaguinho Tavares
Alex Snoop

Equipe IAB:
Aída Pontes – Gestora Geral; Pedro Rossi – Coord. Técnico; Carol La Terza – Consultora; Marieta Colucci – Consultora; Viviane Almeida – Apoio Técnico, Rômulo Alves – Administrativo; Izabela Lima – Coord. Local; Francisco Cauã – Estagiário; Ileana Ferraz – Coord. Local; e Antônio Junior – Estagiário.

O IAB agradece a todas e todos que contribuíram para este momento incrível!
Por bairros mais amigáveis!!!

#tudodecor #coraltintas #sobral #campelocosta #urban95 #IABUrban95emSobral