Arquiteturas da Reparação São Paulo Terra Indígena

🏆 Vencedor da Etapa Departamental do IAB/SP da Premiação Nacional do IAB 2025
🏅 Finalista da Etapa Nacional no Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Categoria do IAB/SP: IV.4 – Trabalhos Técnicos e Inovação

O projeto “Arquiteturas da Reparação: São Paulo Terra Indígena” busca mapear a dimensão patrimonial da Terra Guarani Jaraguá e da Mata Atlântica em São Paulo, com ênfase na demarcação histórica de seu território. Em colaboração com lideranças Guarani, o projeto integra cartografia participativa e arquitetura forense para repensar o conceito de patrimônio, incluindo elementos “mais-que-humanos” como águas, matas e animais. O resultado é uma cartografia multimídia que advoga pelos direitos territoriais e pela reparação histórica e socioambiental da Terra Indígena Jaraguá.

O projeto propõe uma abordagem inovadora para a preservação cultural e ambiental Guarani, utilizando dados geoespaciais, oficinas, entrevistas e documentos históricos para criar um mapa que expressa o modo de vida Guarani e a relação com a terra. Intitulado “Nhanderekoa” — “onde nossa cultura vive” —, o mapa reflete práticas espaciais de defesa, cuidado e restauração da floresta, revelando a TI Jaraguá como um território densamente habitado, em contraste com as representações estatais da terra como “vazio verde”.

Esse mapeamento foi central para a cerimônia de demarcação da terra, sendo levado pelas mulheres Guarani e pela ministra Sônia Guajajara, tornando-se um símbolo da luta por reconhecimento territorial e patrimonial. O projeto também dialoga com a legislação de preservação no Brasil, explorando como conceitos ecológicos e interétnicos podem redefinir a paisagem cultural. A iniciativa foi apresentada na 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e no Design Museum de Londres.

Texto elaborado a partir das informações fornecidas pelo proponente.

Ana Carolina Tonetti

@caroltonetti
São Paulo (SP)
Cidade do projeto:

São Paulo (SP)

Ano de início do projeto:

2025

Ano de conclusão do projeto:

2025

Colaboradores:

Antony Karaí Poty, Thiago Henrique Karai Djekupe, Felipe Silva, Richard Wera Mirim, Paulo Tavares, Paula Marujo, Laura Pappalardo, Amanda Klajner, Julia Veras, Glória Kok, Beatrice Perracini Padovan, Giulio Michelino, Isabela Fernandes de Castilho Moraes, Carol Tonetti, Gilberto Mariotti, Jurandir Tupã Jekupe Mirim, Márcio Werã Mirim, Irene Mendonça, Daniel Werã Mirim, Cacica Ara Poty (Maria), Natalício Karaí, Tamikuã Txihi, Coletivo Arandu Mirim, Ciara Martins, Samara Para Martins, brigadistas Lucas, Paulino, Adriano, Vander, Danilo e Luciano, jovens e crianças participantes das oficinas, Cosmopolíticas Editoriais, Carolina Passos.

Equipe ou instituições indiretamente envolvidas:

Escola da Cidade, CAU/SP (fomento), agência autônoma, chão coletivo, plataforma práticas espaciais, Design Museum, Future Observatory More-than-Human Fellowship.

Crédito das imagens:

Richard Wera Mirim, Laura Pappalardo e Paula Marujo