“Será que esse vestido me deixa velha?”, “Essa camisa me faz parecer séria demais?”, “Essa blusa é muito estampada?”, “Ainda tenho idade para usar esse tipo de saia?”. Esses foram alguns dos questionamentos trazidos pela consultora de estilo Thais Farage e a advogada especializada em gênero Mayra Cotta, autoras do livro ‘Mulher, Roupa, Trabalho: Como se Veste a Desigualdade de Gênero’, lançado na noite de quinta-feira (25/11) na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB/SP).
Se engana quem pensa que é mais um livro sobre estilo. Nestas páginas, Thais e Mayra investigam a relação da mulher com a roupa de trabalho e o que há por trás das escolhas diárias que fazemos diante do espelho, como por exemplo, a opressão e violência contra as mulheres.
De acordo com as autoras, o objetivo da publicação é questionar as estruturas engessadas que determinam o que devemos ou não vestir para trabalhar e tentar subvertê-las. “Só assim poderemos nos divertir mais com os looks e nos preocupar menos em nos espremer para caber neles”, explicam.
Na pesquisa citadas pelas autoras “Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade”, realizada entre julho e agosto deste ano pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, 8 em cada 10 entrevistadas já sofreram violência enquanto se deslocavam pelas cidades. E para evitar situações de assédio em espaços públicos, 83% delas evitam usar certos tipos de roupas ou acessórios.
No evento elas ainda falaram sobre a rotina das mulheres em brigar com o despertar, criar coragem para enfrentar a rua e ainda terem que ser preocupar com o guarda-roupa. “Aqui não estamos falando sobre estilo. Mas sobre escolher peças que funcionem como armaduras contra a importunação e o assédio sexual, pois as mulheres, assim como em quase tudo, isso tem consequências diferentes em comparação aos homens”, destacaram.
Para quem quiser explorar o tema, o livro pode ser adquirido no site da Companhia das Letras – www.companhiadasletras.com.br. Em São Paulo, o livro pode ser também comprado direto na Livraria Gato sem Rabo (Rua Amaral Gurgel 352, Vila Buarque).