Série documental “Patrimônio Cultural dos Cânions Paulistas”

🏆 Vencedor da Etapa Departamental do IAB/SP da Premiação Nacional do IAB 2025
🏅 Finalista da Etapa Nacional no Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Categoria do IAB/SP: IV.2 – Produção Visual e Audiovisual

A série documental “Patrimônio Cultural dos Cânions Paulistas” investiga e apresenta a diversidade cultural dos sete municípios que compõem a Região Turística dos Cânions Paulista: Bom Sucesso de Itararé, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco e Taquarivaí. Embora amplamente reconhecida por sua paisagem excepcional, marcada por cachoeiras, rios, paredões e formações rochosas singulares, a região guarda um acervo cultural igualmente potente, composto por histórias, práticas tradicionais, saberes artesanais e manifestações artísticas que configuram o patrimônio material e imaterial do sudoeste paulista.
Idealizado inicialmente como um curta-metragem com apoio da Lei Paulo Gustavo, o projeto revelou tamanha riqueza durante as filmagens que se expandiu para uma série de 21 episódios, cada um dedicado a três patrimônios culturais selecionados em cada município. A produção foi conduzida pela Associação Cânions Paulistas, instituição que desde 2021 tem atuado na proteção e restauração de imóveis históricos, na criação de espaços culturais, na realização de feiras e exposições e na documentação das memórias e identidades regionais.
Com foco no turismo cultural de base comunitária, a série busca ampliar a visibilidade de espaços simbólicos e de artistas e agentes culturais locais, fortalecendo vínculos entre território, comunidade e visitantes. O lançamento contou com tradução em Libras, reafirmando o compromisso com acessibilidade e inclusão.
O resultado é uma produção inédita que convida o público a reconhecer, valorizar e cuidar do legado cultural dos Cânions Paulistas, reforçando a importância da cultura como elemento estruturante do desenvolvimento regional.

Texto elaborado a partir das informações fornecidas pelo proponente.

Associação Cânions Paulistas

@canionspaulistas
Carolina de Arruda Botelho Klocker
@gaivota.registros
São Paulo (SP)
Cidade do projeto:

Região Turística dos Cânions Paulista (SP)

(Municípios: Bom Sucesso de Itararé, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco e Taquarivaí)

Ano de início do projeto:

2025

Ano de conclusão do projeto:

2025

Equipe e colaboradores:

Rodrigo Antunes (Direção de Fotografia), Pâmella Bandini (Edição e Pós-produção), Rodrigo Antunes, Pâmella Bandini e Carolina Klocker (Captação de Imagens), Carolina Klocker (Curadoria, Produção e Direção Geral), Mateus Lopes de Almeida, Cristina Fachini, Juliano Camargo e Michelli Busnello (Curadoria local)

Equipe ou instituições indiretamente envolvidas:

ACOCAP, IHGGI e Região Turística dos Cânions Paulista (Parceria)

Coordenadoria de Cultura de Itararé via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura (Fomento)

Crédito das imagens:

Associação Cânions Paulistas