EDITORIAL
Arquitetura e o enfrentamento das mudanças climáticas
 

Em um mundo onde quase 70% da população viverá nas cidades até 2050, a arquitetura e o urbanismo se mostram como campos estratégicos no enfrentamento da emergência climática global. É esse o panorama apresentado pela Carta de São Luís para a COP30. Fruto das discussões realizadas durante o Seminário Internacional IAB, o documento propõe uma abordagem integrada baseada em três paradigmas fundamentais: o ambiental, o cultural e o civilizacional.

De forma bastante resumida: o paradigma ambiental chama por modelos circulares e resilientes, superando a lógica extrativista que ainda domina o planejamento urbano; o paradigma cultural reconhece saberes locais e identidades tradicionais como fontes de sustentabilidade; já o paradigma civilizacional afirma o direito à cidade justa e inclusiva.

Os diagnósticos são alarmantes, mas, em vez de nos deter a eles de forma simplista, devemos usá-los como sinais da nossa urgência em atacar os problemas. A Carta de São Luís apresenta dez proposições concretas – abordando desde a questão básica da redução de emissões até a proteção de populações vulneráveis, passando pelo uso de materiais locais, por soluções baseadas na natureza e pelo desenvolvimento de cidades resilientes.

A arquitetura e o urbanismo são protagonistas dessa transformação necessária, e não apenas dispondo de seus elementos técnicos e funcionais, mas atuando como via para repensarmos a maneira como habitamos o nosso planeta. A COP30 será um importante palco para demonstrarmos esse protagonismo da profissão e valorizarmos os conhecimentos tradicionais e inovações locais na busca de soluções.

Reforçando os paradigmas da Carta de São Luís: o apelo dos arquitetos e urbanistas é ambiental, cultural e civilizacional. Diante do negacionismo científico e da emergência climática, nossa profissão se torna instrumento de transformação e de resistência. Cidades verdes, resilientes e justas já não são utopia. É necessidade urgente para garantir um planeta habitável às futuras gerações.

DIREÇÃO NACIONAL DO IAB

Odilo Almeida Filho (CE) Presidente 
Renata Dantas Rosário Sachs (SE) Vice-Presidente
Izabela Moreira Lima (CE) Secretária Geral
Antônio Custódio dos Santos Neto (CE) Diretor Administrativo e Financeiro
Pedro Freire de Oliveira Rossi (PB) Diretor Cultural
Raquel Furtado Schenkman Contier (SP) Vice-Presidente de Relações Institucionais
Raquel de Araújo Freire (DF) Vice-Presidente de Ações Afirmativas
Marcos Cereto (AM) Vice-Presidente Região Norte
Roberto Agustín Ghione (PE) Vice-Presidente Região Nordeste
Olinda Beatriz Trevisol Meneghini (MS) Vice-Presidente Região Centro-Oeste
Marcela Marques Abla (RJ) Vice-Presidente Região Sudeste
Natan Franciel Arend (RS) Vice-Presidente Região Sul

EQUIPE TÉCNICA

Coordenação Editorial: Edwirges Nogueira (MTE JP 2267 CE)
Edição e Revisão: Edwirges Nogueira
Projeto Gráfico e Diagramação: Edwirges Nogueira
Desenvolvimento: Débora Lima

Créditos e Licenças: Os conteúdos publicados noinformativo Voz Ativa do IAB são deresponsabilidade dos autores e colaboradores. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Contato:
E-mail: iab@iab.org.br
Site: www.iab.org.br
WhatsApp: +55 85 98159-6512

QUEM SOMOS

Conheça IAB

Fundado em 1921, o IAB é uma associação profissional que congrega de estudantes a aposentados. O Instituto se organiza em nível internacional, nacional, regional, estadual e municipal, através do seu Conselho Superior, Direção Nacional, Comissões Técnicas, Departamentos Estaduais, Núcleos e Representações Externas.

O IAB se faz presente na formulação das políticas públicas que envolvem assuntos como: arquitetura, urbanismo, meio ambiente, cultura, patrimônio, acessibilidade, dentre outros. Cerca de 700 lideranças voluntárias do IAB atuam em defesa dos arquitetos e da profissão. 

COMO ATUAMOS

Instância máxima do IAB, formada por 234 representantes dos estados brasileiros. Fazem parte do COSU: conselheiros eleitos em cada estado, presidentes e vice-presidentes, membros da Direção Nacional e ex-presidentes nacionais do IAB, que compõem o Conselho na condição de conselheiros vitalícios. O COSU se reúne semestralmente para aprovar as diretrizes de ação da instituição.

Formada por 12 membros, a Direção Nacional do IAB é eleita a cada três anos, possui sede permanente em Brasília e itinerante no departamento estadual que a elege. Atualmente, a Direção Nacional do IAB possui sede na cidade de Fortaleza, no Ceará.

As Comissões e Grupos de Trabalho do IAB são órgãos de assessoria da Direção Nacional, formados por membros do Conselho Superior, associados e convidados. Atualmente, o IAB conta com 7 (sete) Comissões Técnicas e 12 (doze) Grupos de Trabalho, organizados nacionalmente, dedicados a elaborar proposições, por meio de reuniões mensais, para os temas mais relevantes da profissão.

O IAB é organizado nos estados por meio de seus departamentos e núcleos regionais. Os departamentos fazem parte de uma federação nacional e possuem autonomia política e administrativa. Além disso, eles elegem seus representantes para o Conselho Superior do IAB, instância máxima deliberativa da organização.

Desde a sua fundação, o IAB se faz representar junto a órgãos de governo e da sociedade em diversas instâncias, em nível nacional e internacional. Seus representantes são eleitos para mandatos pré estabelecidos pelo Conselho Superior, com duração e periodicidade de reuniões variáveis.

CONSELHO SUPERIOR

Conselho Superior do IAB aprova moção contra projeto de lei que muda regras do licenciamento ambiental

A Câmara dos Deputados aprovou nesta madrugada o projeto de lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil. O Conselho Superior do IAB aprovou moção em sua 180a reunião posicionando-se contra as mudanças. O projeto de lei segue para sanção presidencial.

Conselho Superior do IAB atesta qualidade do concurso de projeto para Expo Osaka 2025 organizado pelo IAB-DF

Instituto lamenta as circunstâncias posteriores ao concurso que ocasionaram a não execução do projeto vencedor.

DIREÇÃO NACIONAL

IAB e entidades internacionais lançam Carta de São Luís com propostas para a COP30

Elaborada durante o Seminário Internacional IAB Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30, a Carta de São Luís reúne o pensamento sobre uma agenda urbana mundial que possa promover justiça social e preservação ambiental diante do atual cenário de emergência climática.

O documento é fruto das discussões realizadas por arquitetos, urbanistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades e setores privados do Brasil e do mundo, reunidos nos dias 5 e 6 de junho em São Luís (MA).

IAB inicia debates sobre os 15 anos da lei de criação do CAU

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) iniciou em maio o Seminário Nacional de Avaliação dos 15 anos da Lei 12.378/2010, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Composto por três etapas, o conjunto de atividades do IAB tem como objetivo provocar uma avaliação abrangente dos 15 anos de atuação do conselho da profissão. A ação é uma iniciativa da Direção Nacional do IAB e do IAB-PR.

O primeiro encontro foi realizado em Curitiba (PR) no dia 22 de maio. Na segunda etapa do Seminário, que ocorrerá entre julho e setembro, serão formados os Grupos de Trabalho para a produção de conteúdos e propostas relacionadas à avaliação dos 15 anos de criação do CAU.

IAB e IAB-PR apresentam proposta de criação da Casa do Arquiteto em Curitiba

Lideranças do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) se reuniram com representantes do poder público em Curitiba (PR) na sexta-feira, 23, para debater a criação da Casa do Arquiteto na capital paranaense.

A proposta busca criar um espaço dedicado à memória e à reflexão sobre a arquitetura e o urbanismo em Curitiba, nos moldes da já existente Casa da Memória, administrada pela Fundação Cultural.

A Casa do Arquiteto deverá abrigar acervos físicos e digitais, promover debates sobre os espaços públicos e sediar uma escola de formação continuada organizada pelo IAB.

Exposição internacional Curriculum destaca projetos de arquitetura da América Latina

A vinda da exposição ao Brasil é fruto de uma parceria entre o IAB, a Universidade de Navarra (UNAV), na Espanha, e a Embaixada da Espanha no Brasil, por meio do Foro América. Resultado de um convênio entre a universidade e a Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA), o fórum organiza ações formativas para profissionais e docentes de Arquitetura e Urbanismo com intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a história da arquitetura latino-americana. 

Os projetos que serão expostos contemplam uma variedade de intenções e soluções, dentre obras residenciais, corporativas e efêmeras, desenvolvidas por arquitetos ex-alunos do Máster em Desenho Arquitetônico da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Navarra (ETSAUN). As obras passarãam por Brasília e São Luís e seguem para São Paulo.  

Estrutura da exposição Curriculum usa material ecológico e sistema de montagem versátil

Pensando na capacidade de ser transportada ao redor do mundo e montada em diferentes espaços, a estrutura física da exposição Curriculum foi produzida em Re-board, um material ecológico fabricado na Suécia resistente à água e ao fogo. Quando desmontada, a estrutura cabe toda em oito malas grandes e pode ser montada em diferentes configurações. 

Os Estados Unidos foram o primeiro país a receber a exposição. Em seguida, foi a vez de México, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Equador. Na América do Sul, a mostra já passou pela Argentina, Chile, Bolívia e Peru. 

IAB sugere criação de espaço no Palácio Gustavo Capanema para preservar e difundir produção arquitetônica nacional

O Palácio Gustavo Capanema foi reinaugurado na última semana e volta a sediar órgãos e setores da Cultura. O fato reafirma seu lugar como patrimônio simbólico da produção arquitetônica nacional e da vida cultural do país.

REPRESENTAÇÕES NACIONAIS

IAB integrará Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma das entidades da sociedade civil que figura na lista preliminar de integrantes da Câmara de Participação Social do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CPS-CIM). Criado em 2024 por decreto, a Câmara visa promover a participação da sociedade civil e do setor privado na formulação e no monitoramento de políticas climáticas.

IAB terá dois representantes na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

O IAB estará representado no colegiado por meio do arquiteto Fabiano Melo, do IAB-PB, reconduzido como titular no setor cultural e artístico, segmento de patrimônio cultural. A arquiteta Danielle Dias, do IAB-RJ, é segunda suplente no setor de combate a discriminações e preconceitos de raça, etnia, gênero e outros, segmento de patrimônio cultural. A posse da nova composição do CNIC está prevista para 12 de agosto de 2025 em Brasília (DF).

REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS

IAB integra representação brasileira na Bienal de Veneza

Participação da comitiva do Instituto envolve apoio à difusão da mostra do Pavilhão do Brasil, encontros e articulações com entidades internacionais

Com apoio à curadoria do Pavilhão do Brasil e ampla agenda institucional, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) integra a representação do país na Bienal de Veneza, que terá sua pré-abertura nos dias 8 e 9 na cidade italiana.

IAB fortalece relações internacionais durante a Bienal de Veneza

A comitiva do IAB presente na Bienal de Arquitetura de Veneza participou de uma série de atividades com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e criar oportunidade de parcerias internacionais. O evento teve sua abertura oficial no dia 10 de maio e se estende até 23 de novembro.

IAB integra articulação de projeto entre Brasil e França para a COP30

Representantes da Direção Nacional do IAB, do IAB-DF e do IAB-PA receberam a visita de representantes da Ordem dos Arquitetos da França (OA) para articulação de projeto de cooperação internacional relacionado à COP30. Os encontros aconteceram em Brasília (DF) e em Belém (PA) em abril.

Trata-se de um projeto participativo entre estudantes e arquitetos franceses e brasileiros voltado para a adaptação às mudanças climáticas na Amazônia, com foco em habitação, construções sobre palafitas, saneamento, gestão da água e utilização de recursos locais. 

IAB representa países do Sul em fórum pan-americano sobre a COP30

Promovido pela Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), o evento tem como objetivo ser um espaço de reflexão coletiva para repensar o papel da arquitetura pan-americana diante dos desafios climáticos e sociais contemporâneos.

Além do Brasil, integram a programação representantes da Costa Rica, Equador, Estados Unidos e Guadalupe.

COMISSÕES

IAB-CE inicia articulação do XXII Congresso Brasileiro de Arquitetura

O IAB-CE deu início às articulações para a realização do XXII Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), que acontecerá em abril de 2026, na cidade de Fortaleza.

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, o CBA é o maior e mais importante encontro da arquitetura e urbanismo no país, reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os rumos da profissão, das cidades e do território brasileiro.

IAB NOS ESTADOS

IAB-ES lança manifesto em defesa do Cais das Artes

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES) lançou manifesto posicionando-se sobre a vocação do projeto do Cais das Artes como indutor da “valorização da identidade capixaba e da inserção do estado no cenário internacional”

IAB participa do 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil

Representantes do IAB participaram no dia 30 de maio da 4º edição do Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil, evento que reúne autoridades de diferentes regiões do país para debater sobre cidades e clima. Neste ano, o foco do encontro foi a adaptação climática justa e participativa rumo à COP30.

Departamentos reativados participam de reunião com Direção Nacional e Vice-presidentes Regionais

IAB-PB elege delegada para a Conferência Nacional das Cidades

Arquitetos das Comissões de Gestão dos departamentos do IAB de Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins participaram no dia 26 de abril da reunião bimestral entre a Direção Nacional do IAB e os vice-presidentes Regionais e presidentes dos Departamentos Estaduais.

Através de votação na Conferência Estadual das Cidades da Paraíba, a arquiteta Mirela Davi foi eleita como delegada para representar o segmento profissional da Paraíba na Conferência Nacional das Cidades.

14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo discutirá o papel da arquitetura para o enfrentamento das mudanças climáticas

Entre 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo ocupará o Parque Ibirapuera para discutir o enfrentamento das mudanças climáticas e dos eventos extremos a partir do olhar da arquitetura, do urbanismo, do design e do paisagismo.

A Bienal será um espaço de convergência de conhecimentos, apresentando respostas concretas para o aquecimento global e para a adaptação aos eventos extremos que já enfrentamos. Propostas apresentadas na forma de projetos, construídos ou não, construções experimentais, produções audiovisuais, palestras, performances, oficinas e debates científicos, além de ações situadas em territórios fora do Parque Ibirapuera farão parte da Bienal.

BIAsp recebe inscrições para Feira de Arquitetura para a Adaptação Climática

O módulo mínimo dos espaços é de 5,7 m², e o máximo, de 8,6 m². Cada espaço pode se compor com até 3 módulos. Há um modelo mais adequado para exposição e atendimento, outro para aulas, reuniões e apresentações, e outro de projeção de material audiovisual.

Morre Walfredo Antunes, ex-vice-presidente do IAB e responsável pelo planejamento urbano de Palmas

A Direção Nacional do IAB lamenta profundamente a morte de Walfredo Antunes de Oliveira Filho, um dos arquitetos responsáveis pelo planejamento urbano de Palmas, capital do Tocantins, e ex-vice-presidente do IAB no biênio 2010-2012.

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1974, Antunes teve papel preponderante no desenho da última capital brasileira, em 1990. A atuação do arquiteto, então superintendente de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado do Tocantins, abrangeu desde a escolha da área geográfica até a elaboração das diretrizes urbanísticas de Palmas.

Com apoio do IAB, Fortaleza sedia primeira edição do arq.con.br

Com o tema “Fronteiras Híbridas”, o arq.con.br – Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil recebe o patrocínio do IAB-CE e apoio institucional da Direção Nacional do IAB na sua primeira edição. O evento reúne até dia 4 de abril profissionais, estudantes, pesquisadores e outros especialistas.

Arquitetura e Urbanismo em Debate apresenta projetos que discutem cidade, cultura e tecnologia

A edição de junho do Arquitetura e Urbanismo em Debate recebeu os arquitetos Luiz Deusdara e Elton Timbó para uma conversa sobre cidade, cultura e tecnologia a partir dos projetos do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz e do Parque Rachel de Queiroz.

Realizado no dia 25 de junho na sede do IAB-CE, o evento provocou discussões sobre os avanços técnicos e conceituais e o papel ativo da arquitetura na transformação dos espaços urbanos e culturais.

Arquiteto do IAB-BA representa o Brasil em congresso internacional sobre patrimônio industrial

O arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), representou o país no II Congresso Internacional de Patrimônio Industrial, realizado em Santiago do Chile nos dias 11 e 12 de julho. O evento teve como tema “Ascensores e Elevadores do Mundo” e reuniu especialistas da Alemanha, Brasil, Chile, Estados Unidos, Grécia, Itália e Portugal.

OPINIÃO

O ZeitGeist, a Arquitetura brasileira e a Ordem do Mérito Cultural​

Depois de vários anos de degradação, e mais de seis de obras, foi parcialmente concluída a restauração do Palácio Capanema, antigo edifício do Ministério de Educação e Saúde, depois Ministério da Educação e Cultura. Na “reinauguração”, ocorrida ontem, foram agraciadas 114 personalidades, vivas ou mortas, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural. O edifício é considerado uma das mais importantes obras primas do modernismo mundial. 

Capanema: glórias e impasses da arquitetura como expressão cultural

A reabertura do Palácio Gustavo Capanema, marco indiscutível da arquitetura moderna brasileira, foi celebrada como um feito histórico para a cultura nacional. O evento reuniu autoridades, personalidades e instituições ligadas à cultura, destacando o simbolismo do edifício e sua trajetória de resistência e renovação. Contudo, a solenidade também trouxe à tona importantes reflexões: apesar do reconhecimento do Capanema enquanto ícone cultural, a presença discreta de profissionais e entidades do campo da arquitetura evidenciou desafios persistentes no reconhecimento pleno da arquitetura como manifestação cultural no Brasil.

Abertura da Exposição Curriculum

No dia 8 de abril, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB) celebrou a abertura da exposição “Curriculum, Aprendizagem e Experiência na Espanha da nova arquitetura latino-americana”, um evento que reuniu estudantes, pesquisadores e autoridades do campo da arquitetura e urbanismo. A iniciativa, que inaugura a circulação nacional da exposição, é resultado da colaboração entre o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Embaixada da Espanha e a própria FAUUnB. Representando o IAB estavam Pedro Rossi, Diretor Nacional de Cultura, e Luiz Eduardo Sarmento, presidente do IAB/DF. 

IAB NA MÍDIA

A polêmica sobre EaD nas Faculdades de Arquitetura - parte 2 - Arquicast

Episódio 251 no ar! Hoje trazemos novamente uma discussão que iniciamos esse ano, sobre a controvérsia das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo modificadas em 2024.

Podcast Diálogos FB Uni, com o tema: Qual o futuro das cidades? Já disponível em nosso canal do YouTube

Como vamos viver nas cidades do futuro?
Quais transformações urbanas já estão em curso?
E qual o papel da arquitetura, do planejamento e da sustentabilidade nesse processo?
Essas e outras reflexões estão no novo episódio do Podcast Diálogos FB Uni, já disponível no nosso canal no YouTube!

Marco regulatório do EaD e as DCNs de Arquitetura e Urbanismo Rede Rio FM​

O presidente nacional do IAB, Odilo Almeida, e o presidente do IAB-SE, Elso Moisinho, participaram na sexta-feira do Jornal da Rio, da Rede Rio FM de Aracaju, falando sobre o novo marco regulatório do EaD e da atuação do Instituto em defesa do ensino de Arquitetura e Urbanismo 100% presencial.

AGENDA

A definir

Grupos de Trabalho – Seminário Nacional de Avaliação dos 15 anos da Lei de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

18

Início da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Abertura exposição Curriculum – etapa São Paulo – São Paulo SP

A definir

181º Encontro do Conselho Superior do IAB – COSU – São Paulo SP

23 a 25

Reunião do Comitê Executivo da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) – Lima, Peru

A definir

Eleições para os Departamentos Estaduais do IAB

A definir

Comemoração do Dia do Arquiteto

Acompanhe as atividades do IAB nos estados

Clique nos ícones para acessar os sites e redes sociais dos Departamentos Estaduais

O Instituto de Arquitetos do Brasil é a seção brasileira da União Internacional de Arquitetos (UIA) e entidade membro da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp).