Seminário Técnico do Concurso MIS PRO no IAB-RJ

Data: 15/10/2014

Departamento: IAB RJ

O Seminário Técnico do Concurso MIS PRO, realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, atraiu à sede do IAB-RJ jovens arquitetos interessados em conhecer mais detalhes sobre a competição. O evento contou com palestras da gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça; do consultor de comunicação para museus da Fundação Roberto Marinho, Luis Marcelo Mendes; e da diretora técnica operacional do MIS, Suely Braga.

As novas sedes do Museu da Imagem e do Som, em Copacabana e na Lapa, são interligadas por dois conceitos chave: sustentabilidade e acessibilidade. O primeiro conceito é aplicado na busca da adequação ao nível ouro na certificação LEED. O segundo se refere à acessibilidade para os visitantes, à cultura carioca e aos ambientes onde estão instalados os museus. 
 
Veja mais

IAB-RJ publica edital da 52ª Premiação Anual
Gilson Paranhos discute Concursos Públicos no IAB-RS
IAB-RJ promove seminário técnico do Concurso MIS PRO
Anunciado vencedor de concurso para revitalização do Mercado Público de Lages

O MIS Copacabana tem um elo com a beleza natural, enquanto o MIS PRO, na Lapa, busca “uma relação íntima com a produção cultural carioca e a dinâmica da Lapa”, explicou Luis Marcelo Mendes, da Fundação Roberto Marinho.

O acervo do MIS reúne 300 mil itens divididos em discos, filmes, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais (indumentárias, medalhas, instrumentos musicais, troféus, entre outros). No prédio da Lapa, espera-se que os mais de mil metros quadrados do local possam abrigar todo o material de forma a conservá-lo para a posterioridade.

De acordo com Suely Braga, o prédio precisa ter locais reservados para abrigar os documentos longe da luz, da chuva e de outros elementos que possam deteriorar o acervo. E ainda, uma área destinada a técnicos e museólogos para que possam manusear o material. O projeto do MIS PRO está orçado em R$ 4 mil por metro quadrado, com a estimativa de R$ 16 milhões no total.

As inscrições do Concurso MIS PRO estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Os trabalhos devem ser entregues até o dia 24 de novembro, e a divulgação do resultado e a exposição dos projetos estão programadas para o dia 5 de dezembro.
 
Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, com organização do IAB-RJ, o concurso tem como objetivo selecionar a melhor proposta de intervenção para o edifício do MIS, na Lapa. O Museu da Imagem e do Som pretende, com um conjunto de ações que inclui o concurso, tornar-se referência internacional em cultura brasileira.
Últimas notícias:

João Pessoa sedia o III ARQdoc, sobre documentação do patrimônio arquitetônico
Casa Fluminense promove debate sobre UPP
Seminário Arquiteturas do Imaginário na UnB
IAB-SC lança série de entrevistas com foco no futuro das cidades

Post sem comentários! Comentar o post