Profissionais de arquitetura reconhecem empenho e destacam importância da conquista do Rio 2020

Data: 12/08/2014

Departamento: Nacional

Domingo foi dia de conquista para os arquitetos brasileiros. Graças ao empenho do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e de diversas entidades profissionais, em 2020 o Rio de Janeiro será sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA), o maior evento de arquitetura do mundo. A escolha do Rio, que deixou Melbourne e Paris para trás, atraiu a atenção de muita gente. Confira o que disseram os arquitetos brasileiros sobre o assunto:

“Parabéns a todos pela conquista. E um agradecimento especial à delegação que defendeu em Durban a candidatura do Rio. E viva a esta incrível metrópole carioca, que passa por momento singular de sua historia e atrai a atenção do mundo. Viva o Rio!”, Vicente de Paula Loureiro, Subsecretário de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Parabéns ao IAB!!! Parabéns ao Brasil!!!
Parabéns a todos os arquitetos que contribuíram para essa conquista!
Parabéns a todos nós que iremos usufruir desse mega evento e da renovação que acontecerá na arquitetura brasileira durante os próximos 6 anos!
Agradecemos aos que se empenharam para essa conquista!
”, Rafael Tavares, Presidente do IAB-AL.

"O momento do anúncio da vitória brasileira em Durban: eis uma foto já histórica!!!
Parabéns a todos os envolvidos, a todos que, sob a liderança do presidente Sérgio, acreditaram que isso seria possível. 
Hoje acordei com uma das mais tenebrosas ressacas dos últimos anos (culpa de um resfriado encruado que desembestou), mas a notícia sul-africana teve um saudável efeito terapêutico.
Trata-se, sem dúvidas, de uma das maiores vitórias da história quase secular do IAB.
E se é para parabenizar os que acreditaram, parece necessário (reconheço que muitas vezes sou um cara desagradável) relembrar aqueles que desacreditaram do projeto e obstruíram o caminho vitorioso. 
Para estes, relembro a célebre frase de Mario Jorge Lobo Zagalo, após vencer a Copa América de 1997: "Vocês vão ter que me engolir!" Vocês vão ter que nos engolir...”
, Irã Taborda Dudeque, Presidente do IAB-PR.
 
“Parabéns a todos, IAB, diretoria, departamentos, parceiros...
Parabéns ao presidente Sérgio pela visão e pela generosidade de abrir mão de Bagé em favor do Rio...
Vamos lá, muito trabalho nos espera. 
VIVA O IAB.
”, Tiago Holzmann da Silva, Presidente do IAB-RS.

"Pois é Vitória, o que parecia sonho agora é realidade. Quantas reuniões,encontros,desencontros e tomada de decisão orquestrada por
Sérgio e Pedro, com apoio do Haroldo, Gilson e Simon, a Nádia.A viagem louca da Fabiana Izaga, para garantir a inscrição do  Brasil. Reuniões naqueles sábados no IAB/RJ  somando-se à responsabilidade de montar esta estrutura que foi levada à Durban, levar o Brasil. Parabéns às equipes técnicas do IAB/DN e RJ, que fizeram milagre com tão poucos recursos."
, Rose Guedes, Presidente do IAB-MG.

"Parabéns a todos que acreditaram, persistiram, se empenharam, sonharam e realizaram. A energia deste momento é a arma mais poderosa para a grande realização de 2020.
Agora não é mais sonho. O IAB tem um grande projeto e um grande motivo para catalizar suas energias.
Vamos todos juntos construir um evento perene que traga grandes frutos e encontros para os arquitetos brasileiros retomar o seu protagonismo na pauta das cidades,
Rumo 2020", 
Vitória Régia de Lima, Presidente do IAB-PE

“Maravilha! Parabéns ao IAB, às representações e a sua delegação pela conquista. Realmente foi uma grande vitória!
Muito trabalho teremos até  2020 para tornar o Congresso da UIA no Rio um grande evento e espaço para divulgar a arquitetura brasileira. Mãos a obra e um grande abraço.”
, Solange Araújo, Presidente do IAB-BA

“Parabéns aos colegas que tomaram a frente desse importante projeto! Que acreditaram, elaboraram a proposta da candidatura, articularam os apoios, incentivaram a delegação e venceram! A todos, nosso reconhecimento, apoio e gratidão pelo que esta conquista representará para a arquitetura e para o país.
Agora, todos devemos nos unir para promover, daqui a seis anos, um grande evento. Da nossa parte, a experiência  adquirida na organização do XX CBA estará a serviço do Congresso da UIA 2020. Antes, porém, em 2017, o XXI CBA será um momento de preparação, e será muito observado pelos arquitetos de todo o mundo. Devemos, pois, dar toda força também ao XXI CBA 2017.

Enfim, celebremos o sensacional momento vivido pelo Brasil e pelos arquitetos: sucesso no CAU, no XX CBA, na Copa, no encontro dos BRICS. Sucesso certo nas Olimpíadas, no XXI CBA e no Congresso da UIA!
Viva o Brasil!”
, Odilo Almeida, Vice-presidente IAB – Região Nordeste

“Um projeto para o IAB: este é o desafio e sobre isso falávamos ontem.
O IAB, entidade centenária, querida por todos nós, possui o desafio de articular a proposta máxima levada pelo presidente Sérgio Magalhães e sua delegação: fortalecer a arquitetura como um fato cultural em um momento que estamos sendo observados pelo mundo e que somos diferentes. E mais: provar que somos bons no que fazemos!
O momento é de retomada, novamente temos a oportunidade de mostrar a força de um país emergente que já assombrou o mundo com sua arquitetura, que agora retoma o caminho histórico e certamente fará a diferença.
Parabéns a todos que trabalharam para isso. Vocês brilharam! 
Estou muito feliz! Contem comigo no que puder ajudar! 
E aproveitando: belo presente neste dia dos pais, aos arquitetos brasileiros! Saudações a todos eles!
”, Cláudia Pires, Diretora Financeira do IAB-MG.
.
Parabéns!
Com discrição, profissionalismo, o charme da Brasil, o fato do Brasil ser a "bola da vez", juntou tudo, e conseguimos!
Yes, we can!
Passam pela minha cabeça dois "degraus" que reputo importantes:

- a campanha de terceiro mundo vitoriosa que levou Jaime Lerner à Presidência da UIA;
- a tentativa anterior, quando não chegamos lá, em Istambul, liderada heroicamente pelo colega;

Conseguimos nos unir pra aprovar em seus diversos degraus, o nosso CAU!
E fica aqui o desafio, maior do que organizar herculeamente o próprio Congresso:
produzir uma arquitetura cada vez mais capaz de assombrar o mundo!
 Mais uma vez, parabéns!!!!
”, Demetre Anastassakis, Vice-presidente do Sinaenco

"Parabéns a Sérgio Haroldo e Gilson e demais colegas que conseguiram trazer o Congresso da UIA de 2020 para o Rio de Janeiro.
Pena que Miguel Pereira não esteja entre nós para celebrar este momento, ele que foi o grande incentivador da participação do IAB na UIA. Temos agora uma meta para 2020, que é apresentar ao mundo o que nos próximos seis anos, os arquitetos brasileiros farão para melhorar as nossas cidades, superando seus inúmeros problemas, com planejamento e participação social.
Como em 1963, o IAB terá que liderar o debate pela Reforma Urbana, valorizando a  participação dos arquitetos e urbanistas neste processo, como muito trabalho e organização.
", Daniel Colina, Conselheiro Superior do IAB-BA
 
Grande conquista para a arquitetura brasileira! Parabéns a todos que estiveram (e estão) envolvidos neste projeto!”, Ivan Mizoguchi, Conselheiro Superior do IAB-RS

Parabéns aos colegas que, com empenho e competência, conquistaram para o Rio e para todos nós o grande evento de 2020!”, Laïs Salengue, Conselheira Superior do IAB-RS

"Prezado Sérgio.
Parabens pelo resultado na África!
Valeu esta gestao e a que segue! E fico a tua disposição para apoiar no que possa!
Penso que é uma oportunidade para valorizar tudo que o Brasil faz. 
Da arquitetura ao urbanismo. Desde a favela até Brasília.", Jorge Guilherme Francisconi, arquiteto e urbanista de Brasília.

Parabéns ao destemido Exército Magalhone pela magnífica vitória!”, Claudio Fischer, arquiteto e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 
 “Quando esta aventura começou, há alguns anos, quem imaginou que teria tanto sucesso?
Parabéns Sérgio, Pedro, Cêça, Norma, Fabiana, Ricardo e toda equipe
”, João Pedro Backheuser, arquiteto carioca vencedor do Concurso Parque Olímpico Rio 2016

Post sem comentários! Comentar o post