Professor Nestor Goulart Reis lança dois livros durante o ArquiMemória 4

Autor: IAB-BA Data: 15/05/2013

Departamento: IAB BA

No final da tarde desta terça-feira (14) foram lançados dois livros do pesquisador e professor Nestor Goulart Reis, dentro da programação do ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio  Edificado, que acontece até sexta-feira, no Centro de Convenções. Embora com propostas bastante diferenciadas, os livros "As Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul" e "Robert Smith e o Brasil" tratam do patrimônio cultural brasileiro, que sempre foi alvo das pesquisas de Nestor.

Resultado de uma pesquisa encomendada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), "As Minas de Ouro" aborda a formação das capitanias do sul, localizadas no Vale do Itajaí, a partir da perspectiva da mineração, importante atividade econômica da região desde os anos de 1.600. "Nunca havia sido feito um estudo sobre a formação daquelas capitanias, do Espírito Santo para o sul, a partir desta perspectiva e utilizando o conceito de paisagem cultural, que permite um estudo integrado das diversas ideias do campo", destacou o autor.

O outro livro lançado, que teve apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), é intitulado "Robert Smith e o Brasil", reúne uma série de artigos, escritos e fotos do pesquisador e historiador norte-americano que possui extensa produção sobre a arte colonial brasileira. Dentre as suas produções, destaca-se "Salvador - Arquitetura Colonial", que Nestor considera "leitura obrigatória para os estudantes".

O arquiteto e professor de história da arquitetura Nestor Goulart dos Reis Filho nasceu em 1931 e acompanhou a história arquitetônica brasileira e internacional, ao longo de meio século. Professor aposentado da USP, Goulart Reis optou pelo trabalho teórico, praticamente desde o início da vida acadêmica.

O ArquiMemória 4 acontece até sexta, 17 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com programação diversificada, palestras magistrais, mesas e colóquios temáticos, lançamentos de livros e revistas, comunicações e apresentação de projetos de intervenção, tendo a participação de especialistas de todas as regiões do Brasil e de mais 15 países. O evento é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), em parceria com a Faculdade de Arquitetura e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufba.

Serviço
Arquimemória 4 - Encontro internacional sobre a preservação do patrimônio edificado
De 14 a 17 de maio, das 8h30 às 21h
Local: Centro de Convenções da Bahia [Av Simon Bolívar, s/n, Jardim Armação, Salvador]
Hotsite do evento: http://www.iab-ba.org.br/arquimemoria4/

(Foto: Nestor Goulart Reis - Crédito: Débora Teixeira)
 

Post sem comentários! Comentar o post