Prêmio Brasil Criativo está com inscrições abertas

Data: 17/09/2014

Departamento: IAB SP

No último dia 28 de agosto, foram abertas as inscrições para o Prêmio Brasil Criativo – Nossa essência, reconhecida, a maior iniciativa para o reconhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. A premiação terá 30 curadores que avaliarão trabalhos inscritos em 22 setores da economia criativa, distribuídos em cinco campos de interesse: Criações Culturais e Funcionais (arquitetura, design, moda, games e gastronomia);Artes de Espetáculo (dança, música, circo e teatro); Audiovisual/Livro, Literatura e Leitura (cinema e vídeo, publicações em mídias digitais e publicações em mídias impressas); Patrimônio (patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus); e Expressões Culturais (culturas populares, culturas indígenas, cultura afro-brasileira, artesanato, artes visuais e arte digital). Ainda, haverá um prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado.

Para o secretario de Economia Criativa do Ministério da Cultura Marco André Rodrigues de Carvalho, o Prêmio Brasil Criativo é uma forma inovadora de reconhecimento. “É missão da Secretaria de Economia Criativa e do Prêmio Brasil Criativo reconhecer e dar visibilidade aos empreendimentos inovadores da Economia Criativa brasileira”,destaca o secretário. “A proposta é sair da ideia de um evento para transformar-se em uma plataforma de formação e promoção que transforma o conceito de uma premiação. Assim, teremos um modelo inovador de reconhecimento que é realizado ao longo do ano”, completa Marco.

A Economia Criativa gera, mundialmente, cerca de oito trilhões de dólares por ano. Segundo dados do IBGE (2010), a contribuição dos setores criativos no Brasil foi de 104 bilhões de reais. “O Prêmio Brasil Criativo é uma ferramenta que irá contribuir com a economia criativa no país, reconhecendo a criatividade brasileira e fomentando a inovação para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, comemora Lucas Foster, um dos idealizadores e coordenador-geral da iniciativa.“ Anualmente, no mundo, a economia criativa cresce com taxas acima da economia tradicional, que pautou o desenvolvimento do século XX, mas esse crescimento está concentrado nos países desenvolvidos. Agora, é a hora do Brasil ser reconhecido como a grande nação criativa do mundo”, completa Foster.

O Prêmio Brasil Criativo será composto de cinco etapas. Na primeira delas, período de inscrições, a plataforma oficial receberá a candidatura dos empreendedores que quiserem inscrever seus trabalhos. Depois, um conselho de curadores composto por 30 especialistas nas categorias irá eleger seis projetos para cada uma das 23 premiações.

Em um terceiro momento, a eleição será democrática, com a abertura para a votação popular na internet. Neste momento, o público elegerá três entre os seis trabalhos previamente selecionados. Na quarta etapa, os curadores escolherão um trabalho em cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro, em São Paulo. Só nesta data serão anunciados os projetos contemplados com o Prêmio Brasil Criativo.

Para participar, é preciso ser maior de 16 anos (menores de idade deverão apresentar carta de pais ou responsáveis autorizando a participação). Ainda, a inscrição é limitada a brasileiros ou estrangeiros naturalizados brasileiros, mediante apresentação do Registro Nacional do Estrangeiro (RNE).

Sobre o Prêmio Brasil Criativo

O Prêmio Brasil Criativo é apresentado pelo Ministério da Cultura, 3M, e conta com o apoio do Catraca Livre, do Brasil Post, da youPIX, da Superinteressante e do Itaú Cultural. A iniciativa e realização é da ProjectHub, uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas. A produção, por sua vez, fica por conta da produtora Muda Cultural. O Prêmio Brasil Criativo irá abranger os cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado. Acontecerá em 5 diferentes etapas, sendo a primeira dela as inscrições on-line, seguida por uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. O evento tem seu ponto alto na cerimônia de premiação, a ser realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 3 de dezembro.

Sobre a 3M

Reconhecida como empresa líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com o objetivo de tornar a vida melhor e mais fácil. Com US$ 31 bilhões em vendas globais no último ano, a 3M emprega aproximadamente 89 mil colaboradores no mundo e mantém operações em mais de 70 países. No Brasil, a companhia obteve faturamento bruto de R$ 3,3 bilhões em 2013, e conta com mais de 4 mil funcionários em sete unidades fabris localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas. A 3M detém ainda o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul.

Sobre a ProjectHub

A ProjectHub é uma empresa brasileira de conexão, planejamento e criação de conteúdo. Desde 2011, o escritório, sediado em São Paulo, Brasil, fomenta e articula redes de criativos com o propósito de transformar a realidade e qualificar a experiência de vida das pessoas por meio da produção de conteúdos relevantes e experiências inesquecíveis, tornando-se uma plataforma global de criatividade. Entre música, moda, gastronomia, arquitetura e arte urbana, além dos projetos da casa, a ProjectHub também desenvolve ações de positivação e posicionamento de marcas, incrementando grandes empresas nacionais e multinacionais em parcerias, ações e eventos. Entre as organizações e eventos, estão: 3M, Google, Instituto Itaú Cultural, Endeavor Brasil, Cities for People, Bjarke Ingels Group, Zaha Hadid, Escola São Paulo, Ateliê Carla Caffé, São Paulo Turismo, e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sobre Lucas Foster

Lucas Foster é fundador e diretor executivo da ProjectHub. Seus esforços se concentram em estreitar os laços entre diversos importantes agentes do país para gerar produtos, serviços, conteúdos e experiências relevantes e originais, de natureza cultural e criativa. Psicólogo, Foster concluiu sua especialização em International Leadership Education na Dinamarca para então retornar ao Brasil e trabalhar para garantir o papel relevante que a Economia Criativa deve ocupar no Século XXI e para por em prática o sonho de mostrar ao mundo o potencial criativo e inovador do povo brasileiro.

CRONOGRAMA PRÊMIO BRASIL CRIATIVO 2014

27/08 – Abertura das inscrições na plataforma online (www.premiobrasilcriativo.com.br);
28/08 – Cerimônia de lançamento do Prêmio Brasil Criativo 2014;
28/08 a 25/09 – Período de inscrições;
28/09 a 05/10 – Curadoria seleciona seis candidatos;
05/10 a 10/10 – Divulgação dos candidatos selecionados;
10/10 a 10/11 – Abertura das votações pela internet;
12/11 – Divulgação dos 3 selecionados de cada categoria;
11/11 a 20/11 – Curadoria para seleção do trabalho para cada categoria;
03/12 – Cerimônia de encerramento no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo – SP.

Fonte: IAB-SP

Post sem comentários! Comentar o post