Novos presidentes do CAU/RJ e SP falam dos desafios a enfrentar

Autor: Fonte: CAU/BR Data: 07/01/2015

Departamento: IAB SP

Para o arquiteto Gilberto Belleza, eleito presidente do CAU/SP para o triênio 2015/2017, a missão que os colegas lhe confiaram é de imensa responsabilidade. “Teremos o desafio de atender quase 40 mil arquitetos, um número expressivo, com maior eficiência, agilidade e simplificação de procedimentos”.

Para tanto, ele julga importante estabelecer um maior relacionamento com o CAU/BR, avançando no diálogo que busque atender às aspirações dos arquitetos paulistas.  Nesse sentido, ele está confiante.

Belleza foi eleito com 35 votos – contra 26 da chapa derrotada. Para a vice-presidência a plenária elegeu o arquiteto Valdir Bergamini.

No Rio de Janeiro, Jerônimo Moraes Neto foi eleito presidente do CAU com quase todos os votos – houve apenas uma abstenção. O vice é Luiz Fernando Valverde. Jerônimo afirma que ficou honrado com a eleição, em especial pelo resultado bastante favorável. “Agora não há mais disputas, as duas chapas que concorreram às eleições de novembro estão unidas em prol do fortalecimento da Arquitetura e do Urbanismo no Rio de Janeiro”.

A tarefa, diz ele, não será fácil e exigirá muito esforço, “mas a cumpriremos com alegria”. Um dos desafios é a valorização da profissão, cujo desprestígio nos últimos tempos contribuiu para a perda de qualidade de vida de nossas cidades. “Temos que mostrar a importância social de nosso trabalho e o quanto poderemos contribuir para reverter esse quadro”.

Outra preocupação do novo presidente é a situação das obras públicas, algumas paradas, outras com seguidos aditivos e quase todas licitadas sem projeto completo. “Temos que trabalhar muito junto ao poder público para mostrar, por exemplo, saídas como o concurso de projetos”.

Post sem comentários! Comentar o post