É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da arquiteta e urbanista, presidente do IAB Campinas de 2010 a 2011, Débora Frazatto dos Santos.

Débora teve uma vida profissional de extrema relevância. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, dedicou-se a formar gerações de profissionais, sempre com uma aproximação fraternal, e empenho máximo.

No IAB, se envolveu muito além do Núcleo Campinas, mas também nas diretorias do Departamento SP e Nacional, encarando grandes desafios como o restauro da sede de São Paulo, a estruturação financeira e o foco máximo nas instituições de ensino.

Na construção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, teve papel fundamental para a valorização dos colegas de Campinas, lutando bravamente pela representatividade da região. Assumindo a diretoria de ensino e formação, conseguiu disseminar as boas práticas profissionais nas universidades, fomentando palestras e encontros recheados de bons conteúdos.

Para os alunos em reta final de formação, dedicou plenamente em alinhar os desafios propostos às soluções projetuais, como última oportunidade de ensinar a boa prática aos futuros arquitetos, sendo protagonista de infindáveis bancas, como coordenadora, e também como convidada.

Além de um incrível currículo profissional, o maior destaque de Débora era sua presença crítica, constante e incansável. Amiga de força maior, sabia identificar o potencial de cada um, e valorizava ao extremo a relação coletiva, as ações conjuntas e a união.

Débora deixa dois filhos, uma neta, e uma infinidade de amigos. A dor é grande, mas é ainda maior a Nossa Gratidão pelo tanto que fez por todos nós.

Muito Obrigado Débora Frazatto dos Santos.

O IAB une-se à tristeza dos amigos e seus familiares. 🖤