Mais de 300 arquitetos participam de coquetel brasileiro em Durban

Data: 08/08/2014

Departamento: Nacional

Coquetel promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), na quinta-feira, 7 de agosto, no Polo Club do Hotel Hilton, reuniu mais de 200 delegados da União Internacional dos Arquitetos (UIA), além de dezenas de profissionais e estudantes de arquitetura das mais diversas nacionalidades. Os delegados da UIA vão escolher, daqui a dois dias, a cidade sede do congresso mundial de arquitetura de 2020, e o Rio é um dos candidatos.
 
Veja também:

​Concurso para projetos em Brasília é anunciado em Congresso de Durban
Entidades de arquitetura das Américas reforçam apoio a UIA 2020 Rio
Projeto de revitalização do Jardim Botânico de Paulínia é apresentado em Durban
IAB reúne arquitetos de todo o mundo no Congresso de Durban

O embaixador do Brasil na África do Sul, Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, recebeu os convidados da confraternização, ao lado do presidente do IAB, Sérgio Magalhães, do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, e do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro.

“A minha presença no coquetel do IAB representa o apoio do Ministério de Relações Exteriores à candidatura do Rio de Janeiro a sede do congresso mundial de arquitetura de 2020”, afirmou Pedro Luiz de Mendonça.

Para Sérgio Magalhães, “a confraternização cumpriu o seu papel de transmitir um pouco da alegria do Brasil. Ela também simboliza o nosso desejo de ampliar as relações internacionais, um dos objetivos do Congresso Mundial da UIA.”

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, aproveitou a presença dos arquitetos para lançar o Concurso Internacional de Arquitetura para o Parque Nelson Mandela e para o Museu da Cultura Afrodescendente, a serem construídos em Brasília, em área nobre do Lago Sul, às margens do Lago Paranoá.

“O parque, que ocupará uma área de 65 mil metros quadrados, homenageará Nelson Mandela, um dos maiores líderes da África do Sul. Anunciar o lançamento da competição em Durban teve um significado especial. Convidamos os arquitetos do mundo a participarem desse importante concurso”, disse Ângelo Oswaldo.

A festa foi animada pela cantora paraense Gigi Furtado, que contagiou a todos - russos, árabes, japoneses, entre outros -  com seu samba e gingado. A caipirinha foi uma das bebidas mais pedidas no bar.

A presidência e conselheiros do IAB estão em Durban onde participaram do 25º Congresso Mundial da UIA, que aconteceu de 3 a 7 de agosto. Agora, eles acompanham as reuniões da Assembleia Geral da UIA. No dia 10 de agosto, os delegados da União de Arquitetos elegerão a cidade que sediará o congresso de 2020. O Rio concorre com Melbourne (Austrália) e Paris (França) a sede do evento.

A candidatura do Rio 2020 tem apoios importantes, como a do ex-prefeito de Curitiba e governador do Paraná e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner, do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
 
Últimas notícias

Concurso para projetos em Brasília é anunciado em Congresso de Durban
Seminário Construir, Destruir, Lembrar, será realizado na USP
Fórum Social Temático Energia, na UnB
Entidades de arquitetura das Américas reforçam apoio a UIA 2020 Rio

Galeria de imagens

Post sem comentários! Comentar o post