Jornada do Patrimônio promove visita aos edifícios históricos de SP

Data: 25/08/2016

Departamento: IAB SP

A sede do IAB-SP, localizada na Bento Freitas, 306 - Vila Buarque, é o ponto de encontro e o primeiro edifício a ser visitado pelo passeio arquitetônico da Jornada do Patrimônio 2016. A atividade está programada para sábado, 27 de agosto, a partir das 9h30. A iniciativa visa a divulgar a arquitetura do Centro da capital paulista entre turistas, profissionais, estudantes e ao público interessado, com textos, imagens e outras mídias sobre as obras a serem visitadas.
 
A participação nas visitas guiadas está condicionada a inscrição prévia através do e-mail evento@iabsp.com.br. Os interessados devem se registrar até esta quinta-feira, 25 de agosto. Cada visita terá limite de até dez participantes. Vale lembrar que o percurso, de dois quilômetros, será percorrido a pé.
 
Entre as construções do Centro Histórico da cidade, destaca-se o exemplar construído em 1910, batizado de Palacete Tereza Toledo Lara. O projeto de Augusto Fried tem uma arquitetura eclética receberá visitação guiada durante o sábado, entre 9h e 14h.
 
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), a Jornada do Patrimônio tem o intuito de fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade. Além das visitas guiadas, o evento promoverá roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas. A iniciativa, lançada em 2015, é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
 
9h às 10h | PROJETOS E OBRAS DE RESTAURO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO.
A palestra vai mostrar como foi a construção do conhecimento, do trabalho, e das metodologias de projeto e para execução das obras de restauro realizadas pela Prefeitura de São Paulo entre os anos de 1983 e 2015.
 
Palestrante
Cassia Magaldi é arquiteta, mestre e doutora em patrimônio histórico e cultural.
 
10h15 às 11h15 | ARQUIVOS DOS ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E A CIDADE: O CASO DO ESCRITÓRIO TÉCNICO SAMUEL E CRISTIANO DAS NEVES.
São Paulo é uma cidade que foi por diversas vezes reconstruída: se nos primeiros séculos a técnica construtiva usual era a taipa, no final do século 19 – com o incremento da economia, melhoria nos transportes e vinda de diversos profissionais estrangeiros –, é com o tijolo e o ferro que a cidade vai ser reconfigurada. Novamente, parte desta cidade é suplantada pelo concreto armado e pelos arranha-céus. A palestra da pesquisadora Ana Paula Nascimento, vai falar sobre os arquivos de arquitetos, engenheiros e escritórios técnicos depositados junto à Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), responsável por um dos maiores acervos de desenhos originais de arquitetura e documentações complementares existente em universidade brasileira.
 
Palestrante
Ana Paula Nascimento é pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em estágio de pós-doutoramento a partir de novembro de 2013 – Programa Capes/PNPD. Doutora (2009), mestre (2003) e bacharel em arquitetura e urbanismo (1997) pela mesma instituição.
 
11h30 às 12h30 – O ESPAÇO DO ESPORTE NA SÃO PAULO MODERNA: CLUBES E SUAS INSTALAÇÕES.
É na virada do século 19 para 20, sob um caldeirão de referências euro-americanas, que a cidade de São Paulo começa sua vida associativa esportiva. Seus clubes, inicialmente sociais e localizados no centro da cidade, logo buscam novos e amplos terrenos em zonas periféricas ainda por ser urbanizadas ou ainda, as margens dos rios, tirando proveito de seu potencial para as práticas aquáticas. Os pioneiros em atividades esportivas localizaram-se junto ao rio Tietê ainda não retificado, o mais próximo do centro da cidade, depois chegando ao Pinheiros. A palestra de Silvia Wolff, pretende traçar um panorama da criação e instalação desses clubes até a primeira metade do século 20, iluminando seus remanescentes de interesse de preservação cultural.
 
Palestrante
Silvia Ferreira Santos Wolff é arquiteta na área técnica do Condephaat há 34 anos. Mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo com especialidade em Estruturas Ambientais e Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
 
14h ÀS 15h30 | RINO LEVI: PATRIMÔNIO MODERNO EM FOCO.
Mesa redonda para apresentação e debate das experiências de restauro arquitetônico nos casos do edifício do IABSP, galeria Luciana Brito, em São Paulo, e Casa Olívio Gomes em São José dos Campos.
 
Palestrantes
José Armênio de Brito Cruz, presidente do IABsp, Silvio Oksman, representante do IABsp no CONDEPHAAT e representante da Casa Olívio Gomes em São José dos Campos.
 
Não há necessidade de inscrição prévia. Entrada por ordem de chegada.
 
Confira a programação completa da Jornada do Patrimônio 2016 –
 
 
Serviço
Visita guiada aos prédios históricos do Centro de São Paulo
Quando: 27 de agosto, sábado
Horário de saída: Sábado às 9h30 (Primeira saída) e às 14h (Segunda saída).
Ponto de saída: Sede do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo).
Ponto de chegada: Sede do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo).
Inscrição: pelo e-mail iabsp@iabsp.org.br
Mais informações: http://www.passeiosiabsp.com.br/
 

Post sem comentários! Comentar o post