IV ENANPARQ discutirá tema do UIA 2020 RIO

Data: 22/12/2015

Departamento: Nacional

A organização do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ENANPARQ), que será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre os dias 25 e 29 de julho de 2016, convida pesquisadores a submeterem propostas para as sessões temáticas do evento. Os trabalhos podem ser encaminhados até o dia 30 de janeiro de 2016. Após declaração de apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) ao UIA 2020 RIO, o encontro ingressou na lista de eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetura da União Internacional dos Arquitetos.

Em comunicado enviado à secretaria do IAB, em julho deste ano, a presidente ANPARQ, Angelica Benatti Alvim, disse que a associação se empenhará, junto à comissão organizadora do IV ENANPARQ, para incluir o tema do UIA 2020 RIO – Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21 – nas discussões do encontro, dando visibilidade ao importante evento de 2020 e ao envolvimento dos colegas.

Em sua quarta edição, o ENANPARQ visa ao reconhecimento do campo disciplinar, oferecendo um estado da arte da pesquisa em arquitetura e urbanismo, tendo em vista o cenário brasileiro e suas correlações internacionais. Segundo o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS, organizador do encontro, o evento espera produzir um quadro atualizado dos avanços da investigação em arquitetura e urbanismo, bem como apontar, no cenário nacional, os principais caminhos que coordenam os esforços para a ampliação e aprofundamento dos saberes disciplinares.

O UIA 2020 RIO reunirá cerca de 15 mil arquitetos no Rio de Janeiro para discutir a realidade das cidades no Século XXI, expressa nas múltiplas e contrastantes formas de sua construção, assim como a necessidade da atuação dos arquitetos em todos os espaços e meios sociais. O evento é considerado o maior da capital carioca após os Jogos Olímpicos de 2016.

O 27º Congresso Mundial da UIA, que será realizado pela primeira vez no Brasil, tem o apoio do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e da ANPARQ.

Post sem comentários! Comentar o post